Nota Oficial: Dia nacional de luta da Enfermagem em defesa do PL 2564/2020

Jornadas exaustivas, sobrecarga de trabalho e baixos salários são marcas tristes na trajetória da categoria e precisam ser superadas

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) compreende o Dia Nacional de Luta pela Valorização da Enfermagem em defesa do PL 2564 como um grito de socorro, que ecoa de todas as cidades do Brasil, neste 30 de junho. Carreatas, manifestações pontuais, panfletaços, ações digitais, panelaços e twitaços estão marcadas em todos os estados do país e no Distrito Federal. A verdade é que a Enfermagem não aguenta mais as violações que enfrenta e quer mostrar as condições precárias de milhares de profissionais que estão na linha de frente do combate à pandemia de Covid-19 e no dia a dia, cuidando e salvando milhares de doentes.

As mobilizações em defesa dos direitos dos profissionais de Enfermagem são justas e essenciais, mas devem respeitar o Código de Ética da profissão. As ações já contam com o apoio da população e o respaldo de muitos parlamentares. Mas precisam do apoio de todo o Congresso Nacional.

De acordo com dados do Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN), um terço dos profissionais de Enfermagem mortos pela Covid-19 no mundo é do Brasil. Segundo o Dieese, em plena pandemia, a categoria teve perda salarial de 11%. Esses dados expressam o quanto a situação é grave e como é urgente evitar a perda de mais vidas por falta de condições elementares de trabalho. Portanto, a hora de agir se concretizou e nenhuma força será capaz de impedir a energia desse movimento, que surgiu espontaneamente e tomou proporções inimagináveis.

A verdade é que não dá mais para aceitar que centenas de milhares de profissionais de Enfermagem sejam obrigados a trabalhar 44 horas semanais, por um salário mínimo, sem os insumos e sem a proteção necessária. A aprovação do #PL2564 é urgente e precisa ser pautada pelo Senado Federal. Essa é a única maneira de garantir a qualidade da assistência à saúde da população brasileira.

O Cofen apoia as reivindicações da Enfermagem e está a seu lado para lutar por seus direitos.

Quem trabalha para salvar vidas merece valorização e reconhecimento para continuar #AprovaPL2564 #Enfermagem30h

 

Enfermeira Betânia Santos
Presidente do Cofen

Fonte: Ascom – Cofen