Cofen capacita novos conselheiros sobre Enfermagem e Estética

Oficina discutiu a atuação da Enfermagem em Estética.

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) recebeu, nesta quinta-feira (15), um representante de cada Conselho Regional de Enfermagem do país em oficina que discutiu a atuação da Enfermagem em Estética. A representante do Coren-SC foi a Conselheira Renata Rodrigues de Medeiros Correa.

O objetivo da oficina é que cada regional esteja preparado para sanar todas as dúvidas dos profissionais. Durante a tarde, os membros do Grupo de Trabalho sobre Regulação da Enfermagem em Estética do Cofen, Lauro César, Arildo Souza, Edfrancis Azevedo, Roselain Muner e Anderson da Silva, realizaram discussões sobre o entendimento técnico da Resolução Cofen 529/2016 e 626/2020, que regulamenta o exercício da Enfermagem Estética.

A presidente do Cofen, Betânia Santos, convidou os Conselhos Regionais a criarem Câmaras Técnicas e Grupos de Trabalho, incluindo conselheiros e fiscais, democratizando o conhecimento e processo decisório.  “O projeto de reunir representantes de cada Coren nessa oficina existe desde 2020, mas só agora foi possível realizar esse encontro. Nosso objetivo é de que cada conselheiro presente possa ser interlocutor da Enfermagem estética em seus estados, e que os Corens contem com o total apoio do Cofen para juntos fortalecermos esse campo tão importante da atuação da Enfermagem”, explica.

Imagem/Arquivo

A presidente do Coren-AP, Emília Pimentel, destacou a importância de alinhar o discurso no sistema. “A oficina é um grande passo para a Enfermagem estética, a criação dos grupos de trabalho e das câmaras técnicas vai contribuir disseminar e uniformizar o conhecimento dos procedimentos que estão permitidos na atuação do enfermeiro”.

Conselheira Renata sentada de blusa                            quadriculada preta e branca.

A atuação da Enfermagem na área de Estética é uma realidade no Brasil e no mundo. A regulamentação, porém, foi objeto de ofensiva das entidades medicas, que buscavam cercear o impedir a atuação dos profissionais. Vitória do Cofen reestabeleceu a legalidade da atuação.

Os grupos de trabalho pretendem realizar oficinas que atendam o maior número de profissionais possível. A criação das câmaras técnicas em todos os estados garante não só maior qualidade na capacitação dos profissionais mas na segurança do paciente.