Cofen sedia segunda reunião presencial da Comissão de Saúde da Mulher

Atuação da Enfermagem amplia o         acesso aos métodos contraceptivos

A 2ª Reunião Ordinária da Comissão de Saúde da Mulher se reuniu na sede do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) de segunda (13) a quarta-feira (15/09) dessa semana. Entre os temas centrais do encontro deste mês, teve o debate sobre as estratégias para ampliar o atendimento da assistência de Enfermagem às mulheres brasileiras, para o enfrentamento dos casos de morte materna.

A redução dos agravos da saúde sexual e reprodutiva das mulheres é um tema de grande importância para a comissão. “Discutimos todos os processos que ocorrem no país para podermos ampliar o escopo de intervenção da Enfermagem no campo dos métodos contraceptivos, de forma articulada com todos os Corens”, explica o coordenador da Comissão Nacional de Saúde da Mulher do Cofen, Herdy Alves.

Durante a reunião, também foram tratados temas como a proposta de orçamento para o próximo ano e a questão da organização e planejamento estratégico que vai acontecer em novembro, com a presença dos 27 Conselhos Regionais de Enfermagem. “Propomos o alinhamento de ações do Cofen com os demais Regionais, respeitando principalmente as especificidades de cada região,” afirmou Hendy.

Os encontros mensais acontecem durante todo o ano. Além do coordenador da Comissão de Saúde da Mulher do Cofen, Herdy Alves, estiveram presentes Vera Cristina Bonazzi, Elisanete de Lourdes e Ossimar Santos,  membros da comissão.

Fonte: Ascom – Cofen