Palestra do 23º CBCENF destaca atuação da Enfermagem militar na pandemia

Enfermeiras da marinha, exército e Polícia Militar estiveram                                                       presentes na palestra

Florence Nightingale, fundadora da Enfermagem moderna, e Anna Nery, pioneira da Enfermagem brasileira. A atuação de ambas no meio militar, justamente em tempos de crise, possibilitou a pavimentação dos caminhos para o desenvolvimento da Enfermagem, seja em âmbito internacional ou nacional. Atualmente, no momento em que a humanidade atravessa uma outra crise, desta vez sanitária, profissionais da Enfermagem militares se reuniram, nesta terça-feira (28), para apresentarem experiências de sucesso no enfrentamento ao novo coronavírus na palestra “A interface da Enfermagem militar no Brasil: seu perfil e protagonismo nos tempos de pandemia”, durante o segundo dia do 23º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF).

Na abertura, o conselheiro federal Wilton Patrício, que também coordena a Comissão Nacional de Profissionais de Enfermagem Militares (CONPEM), falou sobre a nova realidade imposta pela pandemia. “Em um momento em que fomos surpreendidos por um vírus voraz, a Enfermagem não parou. Dentro do meio militar não foi diferente, tivemos que nos reorganizar para preservar a vida dos profissionais e oferecer a melhor assistência possível para os usuários dos nossos serviços”, destacou.

Maria Sandra Andrade compartilhou experiência na                  direção do Hospital Militar do Recife

A coronel do exército, Maria Sandra Andrade, apresentou um estudo de caso sobre o Hospital Militar de Área do Recife (HMAR). Atualmente, a enfermeira é diretora da unidade, tendo sido a primeira mulher a ocupar a direção de um hospital militar no Brasil. “Em momentos de crise, é importante a adoção de uma gestão hospitalar eficaz, que ressalte o profissional e o poder do conhecimento especializado, bem como de um olhar atento para as estruturas físicas e possíveis necessidades de aumentos de leitos e reordenação de setores”, frisou.

A comandante da marinha, enfermeira e também integrante da CONPEM, Ana Beatriz Menezes, relatou a experiência vivenciada pela equipe de Enfermagem militar do Hospital Naval de Belém do Pará, onde é vice-diretora. “Na pandemia, nos deparamos com um inimigo invisível que afetou profundamente a rotina de trabalho. Precisamos nos reestruturar, e coube à Enfermagem papel essencial no combate à Covid-19 dentro da unidade, educando, orientando e prestando assistência qualificada aos pacientes”, afirmou.

Trabalho coordenado resultou em aumento         da doação de leite no Espírito Santo

A subtenente da Polícia Militar, Andréia Vitório, narrou sua experiência atuando no Banco de Leite Materno do Hospital da Polícia Militar de Espírito Santo, que promove a proteção e o apoio ao aleitamento, além de orientação para mulheres-mães antes e depois da gestação. “Mesmo com os desafios impostos, produzimos campanhas e realizamos ações de incentivo à doação, que resultaram no aumento de 80% da coleta de leite materno em comparação ao período anterior ao novo coronavírus”, evidenciou.

CONPEM – Instituída pelo Cofen em 2016, a Comissão Nacional de Profissionais de Enfermagem Militares busca aproximar o Sistema Cofen/Corens dos profissionais atuantes no campo militar, esclarecendo dúvidas e conhecendo as necessidades específicas da profissão. Durante o 23º CBCENF, a CONPEM conta com stand destinado ao esclarecimento de dúvidas e apresentação de atividades para congressistas.

Fonte: Ascom – Cofen