Uso de evidências científicas na tomada de decisões

Evidências são cruciais para caracterização de problemas na política pública

A ciência é a maior fonte de dados e informações necessárias para tomada de decisões no enfrentamento da COVID-19, essa foi a discussão que guiou a palestra que deu início ao terceiro dia do 23º CBCENF: Contribuições da ciência para a saúde em tempos de pandemia.

A enfermeira Sandra Maria do Vale da UFMS, relatou sobre a importância do uso de evidências científicas tanto nas tomadas de decisões para controlar pandemias, quanto para formação e atuação do profissional de Enfermagem em sua trajetória profissional. Segundo ela, a ciência procura trabalhar para solucionar problemas, ela muitas vezes não traz certezas, mas elimina muitas incertezas e encaminha para soluções embasadas em estudos e experiências comprovadas.

No caso da pandemia de COVID-19, as evidências e estudos científicos indicaram para o uso de EPIs corretos para evitar propagação do vírus, por exemplo. A virologia, que já possui estudos avançados em diversos vírus e pandemias que já aconteceram mundialmente, contribui muito para descobertas e criação de vacinas em tempo recorde para controle da pandemia que continuamos enfrentando.

As evidências são cruciais para caracterização de problemas na política pública pois são capazes de garantir efetividade e transparência identificando soluções eficazes, avaliando métodos de implantação, monitoramento e intervenções, além de garantir um contínuo aprendizado organizacional. Existem evidências locais, estudos primários ou epidemiológicos, estudos secundários, opiniões e experiências de pessoas ou grupos, opinião de especialistas, entre outros e devem ser considerados e analisados o máximo possível para que haja uma tomada de decisão mais eficaz possível.

Contribuições da ciência para a saúde em tempos de pandemia foi o tema central

Durante a palestra também foram falados dos desafios enfrentados para integrar as evidências aos processos de tomada de decisões. Muitas vezes as evidências competem com outros fatores no processo de formulação de políticas, pode não ser valorizada como subsídio ou ser considerada não relevante e muitas vezes não são dados fáceis de usar por não serem efetivamente comunicados ou disponíveis quando necessário.

Sandra frisou que é necessário resgatar a cooperação e solidariedade global, confiança entre lideranças e compartilhamento de informações importantes entre os responsáveis pelas escolhas em momentos como pandemias. Dessa forma, toda tomada de decisão precisa estar suportada em boas evidências, por isso é importante a atuação da Enfermagem no registro de estudos, métodos e experiências ao estar sempre na linha de frente de situações como o enfrentamento da COVID-19.

 

Fonte: Ascom – Cofen