Cofen encerra maior congresso de Enfermagem da história do Brasil

Está oficialmente encerrada a 23ª edição do Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem. Foram quatro dias de evento, 80 palestras, 15 cursos, 1.126 trabalhos científicos apresentados e 230 horas de transmissão em tempo real para mais de 26 mil profissionais e estudantes de todo o país. Superando todas as expectativas e os desafios da pandemia, a Enfermagem brasileira fez acontecer o maior congresso da área na história do Brasil e consolidou a ciência do cuidado como uma profissão iminentemente científica, que conta com a confiança e o respeito da população brasileira.

Emocionada, a presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Betânia Santos, declarou encerrados os trabalhos nesta quinta-feira (30). “Essa edição foi especial. Quero saudar a todos que participaram presencialmente e também de forma virtual. Obrigado aos nossos conselheiros, servidores e colaboradores. Só conseguimos realizar esse evento por causa do profissionalismo da nossa equipe. Foi um grande desafio, sempre é muito trabalhoso, mas conseguimos cumprir nossa missão satisfatoriamente, dentro de rígidos protocolos de segurança. A palavra de ordem é gratidão”, discursou.

“Esse foi o CBCENF mais emocionante de todos. Valeu a pena o nosso esforço. Saímos daqui motivados para continuar a nossa luta diária nos conselhos, na assistência, na pesquisa e no ensino. É para a categoria que nós trabalhamos e existimos. Vamos fazer essa profissão avançar e se consolidar cada vez mais. Foi o congresso mais participativo e democrático da nossa história. Inaugura um novo ciclo em nossa trajetória. Foi muito bom”, declarou o presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO), Manoel Néri.

O coordenador geral do 23º CBCENF, Magno Guedes, ressaltou a grandiosidade do evento. “Desde quando recebi esse trabalho, encarei como missão. Conseguimos reunir o Brasil em toda a sua diversidade. Saímos daqui com o espírito do aprendizado. Eu sou parte de uma equipe que muito me orgulha. Durante os quatro dias do evento, caminhamos mais de 600 km nas dependências do centro de convenções. Foi uma maratona”, destacou.

“Fizemos tudo com muito profissionalismo. Não tomamos nenhuma multa, nem uma notificação sequer. Toda vez a gente fala que foi o melhor congresso, aí a Enfermagem se supera no ano seguinte. Obrigado a cada colaborador que ajudou a preparar o nosso encontro. Apesar dos abraços estarem proibidos, a cidade nos recebeu de forma calorosa. Se tem uma palavra que nos define é servir. Sempre damos o melhor que nós temos. Estamos muito felizes. Era um momento que a gente precisava”, emendou o diretor-tesoureiro do Cofen, Gilney Guerra.

O presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren-SC) e anfitrião do evento, Gelson Albuquerque, destacou que foi o primeiro grande evento do estado desde o início da pandemia. “Quero simplesmente dizer muito obrigado por terem nos proporcionado esse desafio imenso. Tivemos que nos reinventar e isso faz parte da Enfermagem. Sempre temos que nos superar, faz parte da nossa identidade. Essa é a realidade da Enfermagem brasileira. Mais uma vez, a Enfermagem brasileira mostrou a sociedade como deve ser. Acreditamos na ciência e não nos negacionistas. Por isso, estamos aqui e não vamos estar na CPI da Covid, pois acreditamos nos cientistas desde sempre. Bom retorno a todos”, se despediu.

A produção científica do evento impressiona. “Foi uma honra muito grande estar com vocês esses quatro dias. Foram mais de 26 mil inscritos e mais de mil trabalhos científicos apresentados. Meus agradecimentos aos Conselhos de Enfermagem por nos proporcionarem essa construção. Aos profissionais e estudantes que nos acompanharam online, meus cumprimentos”, disse a presidente da comissão científica do CBCENF, Elizabete Pimenta.

O superintendente da vigilância sanitária de Santa Catarina, Eduardo Macário, destacou a seriedade da organização do 23º CBCENF. “Foi um evento-teste muito bem-sucedido, todos os protocolos funcionaram perfeitamente. Pessoas vacinadas, testadas e respeitando as regras mostraram que é possível realizar um congresso em segurança. Conseguimos reduzir os riscos ao máximo e mostrar que a vacina funciona. O Cofen está de parabéns por bancar essa iniciativa. Mostraram por que representam a maior profissão da área da saúde. Fizeram aqui o que estão fazendo durante toda a pandemia pela saúde das pessoas”, disse.

O próximo encontro já está marcado. A 24ª edição do CBCENF vai ser realizada em Fortaleza, no Ceará. Se o arrefecimento da pandemia se confirmar em 2022, a expectativa é manter as transmissões ao vivo para todo o país e receber 10 mil profissionais e estudantes presencialmente. “Estou honrada. Por todas as nossas habilidades e capacidade de receber, fomos eleitos para sediar a próxima edição do maior do segmento na América Latina. Estou muito feliz e conto com a categoria para organizar um congresso grandioso. Vamos engrandecer ainda mais a Enfermagem brasileira. Vamos fazer história”, disse a presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Ceará e anfitriã do 24º CBCENF, Ana Paula Brandão.

Fonte: Ascom – Cofen