Edital Capes/Cofen oferece 10 vagas no Mestrado Profissional em Enfermagem na APS da UDESC

Estão abertas as inscrições para edital de seleção de nova turma do Mestrado Profissional em Enfermagem na Atenção Primária em Saúde (APS) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).  São 10 vagas direcionadas para o edital Cofen/Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior – Capes)

A parceria visa a formação de 500 enfermeiros em cinco anos. O valor destas vagas são 100% financiado pelo Cofen, garante a formação gratuita dos profissionais com vínculo empregatício na rede de Saúde Municipal, Estadual, Federal e nas Instituições Privadas e Filantrópicas que prestem serviços ao SUS.

Mestres egressos das primeiras turmas já estão implementando e publicando resultados de seus trabalhos, com impacto em sua atuação e na rede de assistência. O programa tem ajudado a diminuir o descompasso entre a qualificação oferecida aos profissionais e as necessidades da Saúde Coletiva. O edital manteve a possibilidade de financiamento a mestrado na modalidade fora de sede, que amplia o acesso nas diversas regiões do Brasil.

INSCRIÇÕES ABERTAS – CLIQUE AQUI

 

SOBRE O MESTRADO DA UDESC – O Mestrado Profissional em Enfermagem na Atenção Primária à Saúde da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) teve início em agosto de 2017, após recomendação pela CAPES em 2016. O programa visa qualificar enfermeiros para o exercício da prática profissional avançada e transformadora, atender demandas sociais, organizacionais ou profissionais e do mercado de trabalho, promover a articulação entre a formação profissional com entidades demandantes de naturezas diversas, visando melhorar a eficácia e a eficiência das organizações públicas e privadas por meio da solução de problemas e geração e aplicação de processos de inovação. As aulas são ministradas semanalmente nas quintas-feiras no período da noite e sextas-feiras no período da manhã, tarde e noite.

Área de Concentração do Mestrado: Promoção da saúde na Atenção Primária

Ementa: Desenvolvimento de competências para o exercício da liderança em serviços de saúde. Qualificação da prática profissional para a intervenção no contexto das redes de atenção à saúde. Produção e implementação de tecnologias para o cuidado de enfermagem e promoção da saúde dos indivíduos e coletividades.

Objetivos:

  • Aprimorar as práticas avançadas de enfermagem, no âmbito clinico e gerencial, para atuação na rede de atenção primária à saúde, com vistas a consolidação do sistema de saúde vigente na lógica da promoção da saúde.
  • Produzir e aperfeiçoar tecnologias do cuidado voltadas as práticas profissionais de enfermagem que atendam as demandas dos serviços de saúde da atenção primária.
  • Desenvolver a autonomia e o raciocínio diagnostico do enfermeiro para intervir nos processos de gestão e educação em saúde.