Coren-SC + Perto de Você é destaque no jornal Folha do Oeste

Por Folha do Oeste
Neste mês de outubro, o Coren-SC (Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina) lançou o programa Coren-SC + perto de você. O objetivo desta iniciativa é levar ações, serviços e atividades até as cidades onde não há uma sede do Coren-SC, com atendimento aos profissionais de Enfermagem por meio de agendamento prévio. A primeira região a receber o programa foi o Extremo Oeste. De 25 a 28 de outubro, a equipe formada por conselheiros, enfermeiros fiscais e profissionais do Coren-SC estiveram presencialmente atendendo nas cidades da região de São Miguel do Oeste.

Nesta ação realizada no Extremo Oeste, também esteve presente o presidente do Conselho, Gelson Albuquerque. De acordo com ele, a ideia da implantação do programa surgiu da necessidade do Conselho se aproximar mais de todos os profissionais que estão em áreas mais distantes de onde existem as subseções. “Temos a sede em Florianópolis, e subseções em Criciúma, Lages, Chapecó, Caçador, Blumenau, e Joinville. SMOeste é uma cidade importante, tem uma concentração grande de profissionais, e viemos atender aproximadamente 150 pessoas”, destaca, apontando que também foram feitas reuniões em diversas localidades da região, inclusive com o prefeito de SMOeste, Wilson Trevisan, e lideranças do setor da Saúde.

Na tarde de terça-feira, ocorreu ainda no Campus da Unoesc uma reunião com os RTs (Responsáveis Técnicos) da região, para melhorar e qualificar cada vez mais o setor. Além disso, foram feitas negociações extrajudiciais do jurídico com instituições que tem problemas na sua organização de serviço de enfermagem, que não tem enfermeiros, ou que tem poucos profissionais.

Foto: Folha do Oeste

Conforme o presidente, o programa do Coren será uma rotina em todo o Estado. Segundo ele, o envolvimento tem sido excelente, e os profissionais estão realizados, pois o Conselho chegou até eles. “O conselho está presente. Pedimos que as pessoas abracem a enfermagem, e se comprometam com ela, porque a enfermagem não deixou ninguém a sós no momento mais difícil”, reforça.

Albuquerque ressalta que o Conselho possui 68 mil inscritos, e desenvolve muitas atividades e implantações de programas. “Estamos implementando um programa, que é exemplo no Brasil, chamado Protocolos de Enfermagem. Quando assumimos eram 145 municípios com protocolo, agora já são 205. É um programa que foi premiado pela Organização Panamericana de Saúde, e outros estados querem implementar, para ampliar o acesso da população aos serviços de saúde.

DESAFIOS

Conforme o presidente do Coren/SC, hoje o principal desafio do profissional da Enfermagem é ser reconhecido. “Não temos piso salarial, não temos jornada regulada em lei, e estamos lutando no Congresso Nacional, esperamos a votação para definir piso e a jornada”, declara. Conforme Albuquerque, trabalhos estafantes como o que a enfermagem faz é preciso ter apenas 30 horas de trabalho, de acordo com a Organização Internacional de Trabalho, e os profissionais da área estão trabalhando muito mais.

*Matéria produzida pelo jornal Folha do Oeste.