Homenagem aos profissionais da Enfermagem que morreram no combate à Covid-19 relembra dedicação da categoria na pandemia

Novembro foi um mês de homenagens aos profissionais da Enfermagem catarinense. O Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren-SC) realizou o Prêmio Destaque de Enfermagem 2021 “in memoriam” no dia 19 de novembro. O evento aconteceu no Teatro Gov. Pedro Ivo Campos e honrou os profissionais da Enfermagem que faleceram na linha de frente do combate à Covid-19.

A cerimônia foi organizada em caráter especial para homenagear profissionais da enfermagem que faleceram no combate ao coronavírus. Ao todo, 30 profissionais foram lembrados de forma sensível para enaltecer o trabalho que a categoria vem realizando desde o início da pandemia. Familiares, amigos, colegas e representantes foram os convidados principais para essa representação no evento.

O presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina , Gelson Albuquerque, ressaltou a importância de relembrar os profissionais da saúde que se doaram durante esse momento crítico. “Eternizamos com essa homenagem à importância que cada trabalhador da saúde, e no caso da enfermagem, tem quando estiver realizando um cuidado. Falar desses nossos colegas é falar da gente, de cada enfermeira, de cada técnica de enfermagem, auxiliar de enfermagem, dentre os mais de 2,5 milhões de trabalhadores dessa profissão.”

Além de Albuquerque, também fizeram parte da mesa: Dr. Betânia Maria Pereira dos Santos, presidente do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN); Dr. Carmen Zanotto, Deputada Federal de Santa Catarina, representando a Câmara de Deputados; Carmen Regina Delziovo, Superintendente de Planejamento em Saúde representando o secretário de estado da Saúde Dr. André Motta Ribeiro; Luciano Formighieri, Secretário Municipal Adjunto de Saúde de Florianópolis, representando o secretário da Saúde Carlos Alberto Justo da Silva; Juliete de Oliveira Costa, conselheira do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina e coordenadora da comissão organizadora do Prêmio Profissional Destaque 2021.

A responsável pela comissão organizadora do evento, Juliete de Oliveira Costa, ressaltou o amor dos profissionais da enfermagem pela sua profissão e como seus colegas, que foram homenageados, lutaram bravamente pela missão de cuidar do próximo. Também agradeceu a presença dos familiares e colegas presentes nesse momento tão especial e importante.

A deputada Carmen Zanotto, que é enfermeira, falou sobre a importância dos profissionais também na campanha de vacinação, “garantindo a maior cobertura vacinal do mundo”. A categoria responde por cerca de 80% da força de trabalho do SUS.

A Presidente do Conselho Federal de Enfermagem, Dr. Betânia Maria Pereira dos Santos destacou a importância em reconhecer e homenagear todos aqueles profissionais que deram a vida para cuidar das pessoas, “Perdemos mais de 800 colegas que estiveram na linha de frente e mais que uma homenagem, essa cerimônia é um ato de reconhecimento à coragem que esses profissionais tiveram”.

Acesse as fotos do evento.

Marcus Vinicius – Coren-SC/Ascom