Coren-SC participa da Abertura da Semana Acadêmica de Enfermagem da Furb, em Blumenau

Na manhã desta terça-feira, o Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren-SC) participou da cerimônia de abertura da XVIII Semana Acadêmica da Enfermagem da Universidade Regional de Blumenau (Furb).

Participaram da abertura a Conselheira Federal do Cofen e ex-presidente do Coren-SC, Helga Bresciani, e o atual presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina, Gelson Albuquerque. Os dois celebraram o evento e destacaram o momento de luta que vivem os profissionais da Enfermagem. Estavam na mesa também as demais autoridades:

Vice-reitor da Furb – João Luís da Silveira
Diretor do CCS – Carlos Roberto Nunes
Chefe do Departamento de Enfermagem – Jarbas Galvão
Coordenador do Colegiado do Curso de enfermagem – Andreia da Silva
Coordenador da SAENF – Jerry Schmitz
Presidente do Centro Acadêmico de Enfermagem – Luana Guesser

Conselheira Federal do Cofen, Helga Bresciani destacou em seu discurso o orgulho de ser enfermeira: “A Enfermagem é a profissão do cuidado. Cuidado científico, técnico. Cuidar de pessoas nos faz crescer individualmente”, disse.

Presidente do Coren-SC, Gelson Albuquerque reforçou a importância da categoria e da Furb:

“O SUS que está de pé, mesmo com tantos desafios, porque a enfermagem esteve do lado do SUS desde a sua concepção. Quero agradecer o convite da Furb, sei da importância regional, nacional e internacional desta instituição”.

Palestra de Abertura

Após a cerimônia de abertura, Gelson Albuquerque apresentou uma palestra com o tema: Valorização do trabalho do enfermeiro pós pandemia – Mudanças significativas. Gelson apresentou dados e informações do trabalho realizado pelos Enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem durante os últimos dois anos, desde o início da pandemia. Nos últimos dois anos, com a pandemia da Covid-19, o Brasil somou 665 mil mortes, 872 delas entre profissionais de Enfermagem.

“Nós deixamos de ser invisíveis. A sociedade percebeu o real valor da Enfermagem. Quem é responsável pela Campanha Nacional de Vacinação é a Enfermagem. Agora precisamos ser valorizados”, disse.

Gelson também comentou sobre o Projeto de Lei 2564/2020, que foi aprovado na Câmara dos Deputados no último dia 4 de maio por 449 votos a 12. O PL estabelece o Piso Nacional Salarial da Enfermagem para enfermeiros, técnicos e auxiliares  de enfermagem: “Nós queremos ter somente 1 vínculo. Queremos um salário justo para colocar alimento na mesa e um momento justo para descanso”.

Clique aqui e confira a programação e informações sobre a Semana Acadêmica da Enfermagem da Furb, de Blumenau

O Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina também organiza, entre os dias 12 e 20 de maio, a Semana da Enfermagem 2022 do Coren-SC.

Clique aqui para se inscrever na Semana da Enfermagem 2022 do Coren-SC