Semana da Enfermagem da ABEn-SC inicia com cerimônia na Assembleia Legislativa de SC

Na noite do dia 12 de maio, a Associação Brasileira de Enfermagem, seção Santa Catarina, realizou no Auditório Deputada Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc),  a abertura da 83ª Semana da Enfermagem da ABEn-SC. No evento, estiveram presentes a Deputada Federal por Santa Catarina Carmen Zanotto (Cidadania), a presidente da Aben seção SC, Jussara Gue Martini, a vice-presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-SC), Maristela Azevedo e a ex-presidente da ABEn-SC Angela Maria Alvarez.

Carmen Zanotto, em sua fala, comentou sobre o andamento do Projeto de Lei 2564/2020, que institui o Piso Salarial de Enfermagem, e reforçou que o Coren-SC atuou com papel de representação fundamental na luta por essa conquista. A deputada também relembrou os familiares e profissionais de enfermagem que faleceram nos últimos dois anos em decorrência da Covid-19:

— Preciso registrar a homenagem aos familiares mortos e aos 34 Profissionais da Enfermagem que nos deixaram devido a pandemia da Covid-19. Foi a enfermagem que fez muita vez o papel das famílias nesses últimos dois anos — disse a deputada.

Vice-presidente do Coren-SC, Maristela Azevedo saudou os jovens que lotaram o auditório da Alesc: “Quero parabenizar a todos os jovens profissionais nesse dia 12 de maio. O Coren participa de uma série de atividades. Ás vezes o auditório é cheio as vezes é pouco. Mas é por esses jovens que a gente luta pela enfermagem”.

Livro ‘O Elo das Correntes’

Após a abertura, o escritor e historiador Silvio Luzardo apresentou o livro ‘O Elo das Correntes’, um romance de sua autoria, que conta a uma história baseada nos fatos reais das experiências de Ana Justina Ferreira Neri, enfermeira baiana pioneira da Enfermagem brasileira que atuou durante a Guerra do Paraguai, em meados de 1865. Luzardo dedicou dois anos e dez meses de pesquisa e produção para narrar o percurso da primeira mulher Voluntária da Pátria para auxiliar nos serviços de saúde (onde quer que seja necessário, segundo suas próprias palavras) no conflito conhecido como Guerra da Tríplice Aliança que ocorreu entre 1864 e 1870.

Mesa redonda: A Enfermagem no contexto pandêmico

A noite terminou com uma mesa redonda sobre o tema: A Enfermagem no contexto pandêmico pela COVID-19: Que lições aprendemos. A atividade reuniu na mesa Carmen Zanotto, Deputada Federal por Santa Catarina, Elizimara Siqueira, Responsável Técnica de Enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis e Francine Gelbeck, professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina UFSC.

Elizimara relembrou sobre a atuação de todos os Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, que não fecharam os serviços de atenção primária à população durante os últimos dois anos: “Enquanto muitos lugares no Brasil fecharam as portas, nós abrimos. Abrimos para dar apoio aos nossos hospitais que estavam sobrecarregados por conta da COVID-19”, disse.

Na sequência, a Deputada Federal Carmen Zanotto comentou sobre os antigos Projetos de Lei envolvendo a Enfermagem que não avançaram em Brasília, e sobre o PL 2564/2020, que foi aprovado na Câmara dos Deputados por 449 votos a 12 no último dia 4 de maio.

Agora, o Projeto aguarda a tramitação de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 11/22, que dará mais robustez jurídica ao projeto e deve ser votada ainda essa semana. A expectativa é que essas duas medidas já iniciem seu processo de tramitação em breve. Na sequência, o PL 2564 precisará ser sancionado pelo Presidente da República, mas ainda precisa de mais garantias de fontes de financiamento para custear o impacto do Piso Salarial:

“Nós sabemos que pras unidades hospitalares o impacto financeiro será maior. E a gente não quer redução de equipe porque isso vai gerar sobrecarga”. disse.