Presidente do Cofen debate com profissionais sobre Piso Salarial no 24º CBCENF

Na tarde desta quarta-feira (14), a Presidente do Cofen, Betânia Maria Santos ocupou o palco em meio a feira dos estandes dos estados brasileiros para falar com os profissionais de Enfermagem presentes no 24º Congresso Brasileiro de Conselhos de Enfermagem (CBCENF) sobre o Piso Salarial da Enfermagem.

“Não podemos parar de lutar. O Sistema Cofen/Conselhos Regionais não vai dormir enquanto a Enfermagem não estiver com o Piso Salarial no contracheque”, disse Betânia.

Vice-presidente do Cofen, Antônio Marcos Gomes ressaltou que a categoria precisamos ter muita cautela nesse momento: “Não podemos atacar o Supremo TF que é um dos pilares da nossa república. Todo o trabalho feito pelo conselho regionais deve ser nesse sentido. Estamos e vamos continuar trabalhando para que o financiamento seja esclarecido.”

Piso Salarial no STF

Após ser suspenso pela medida cautelar do ministro do STF Luís Roberto Barroso, o Piso Salarial da Enfermagem está em julgamento virtual do Supremo Tribunal Federal até a próxima sexta-feira (16). Até essa terça-feira, o placar está 5 a 3 pela suspensão do pagamento.

Manifestação

Nesta quarta-feira (14), entidades representativas da Enfermagem estiveram reunidas na sede do SindSaúde/SC, em Florianópolis, para debater ações em relação à liminar que suspendeu a lei 14.434/2022, que estabelece o Piso Nacional Salarial da categoria. Durante a reunião, as entidades catarinenses optaram por seguir a decisão do Fórum Nacional de Enfermagem e realizar uma paralisação no próximo dia 21 de setembro, quarta-feira.