Entidades decidem por paralisação da enfermagem de SC em 21 de setembro

Nesta quarta-feira (14), entidades representativas da Enfermagem estiveram reunidas na sede do Sintrasem, em Florianópolis, para debater ações em relação à liminar que suspendeu a lei 14.434/2022, que estabelece o Piso Nacional Salarial da categoria. Durante a reunião, as entidades catarinenses optaram por seguir a decisão do Fórum Nacional de Enfermagem e realizar uma paralisação no dia 21 de setembro, próxima quarta-feira.

Na Grande Florianópolis, haverá uma Assembleia Geral Unificada no dia 21, com primeira chamada marcada para às 13h30, e segunda chamada às 14h. A Assembleia acontecerá na Praça Tancredo Neves, no centro da Capital. Após a Assembleia, os profissionais de enfermagem seguirão em ato pelo Centro.

A orientação é que os profissionais procurem o seu sindicato e veja como realizar a paralisação de acordo com a realidade de cada local. A presidente interina do Coren-SC, Maristela Azevedo, destacou a organização dos profissionais de Enfermagem neste momento, e destacou a importância de todos estarem alinhados com as movimentações nacionais.

“Agora é hora de manter a categoria unida e buscar estratégias de movimentação e mobilização, como nesta paralisação de um dia. Em paralelo à isso, o Conselho Federal (Cofen) está acompanhando a ação que tramita no STF e o Congresso Nacional está comprometido em encontrar novas fontes de recursos para o piso. Estamos nessa luta em muitas frentes e esperamos que em breve esse nosso direito conquistado volte a valer e possamos dar finalmente dignidade para os profissionais da Enfermagem que trabalharam incansavelmente durante a pandemia”, ressaltou Maristela.

“A união será fundamental neste momento. Já fizemos um ato muito bonito na última sexta-feira e seguiremos na luta pelos nossos direitos”, afirmou o vice-presidente do SindSaúde/SC, Nereu Sandro Espezim.

Participaram da reunião: Coren-SC, SindSaúde/SC, CUT/Confetam/Fetram, Sintram (São José), Sintrasem (Florianópolis), Intersindical/SC, Sintufsc e a FETESSESC.

MANIFESTAÇÕES NA ÚLTIMA SEXTA-FEIRA

Na última sexta-feira (9), os profissionais de enfermagem em Santa Catarina já haviam saído às ruas reivindicando a revogação da suspensão do piso. A mobilização aconteceu em várias cidades como Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Jaraguá do Sul, entre outras.

Em Florianópolis, os profissionais se reuniram no trapiche da Beira-Mar Norte e, segurando cartazes e gritando palavras em defesa da categoria, partiram rumo ao Largo da Alfândega. Pelo trajeto, foram aplaudidos e receberam apoio de toda a população.