Coren-SC inicia capacitação de Protocolos de Enfermagem no Senac, em Florianópolis

Enfermeiros e Enfermeiras de Santa Catarina estão, a partir desta terça-feira, recebendo capacitação de todos os volumes (1 a 6) dos Protocolos de Enfermagem do Coren-SC. A ação é uma parceria com a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Florianópolis (SMS/PMF), e ocorre no auditório do Senac, na Prainha, em Florianópolis. As apresentações e oficinas são feitas pelas Enfermeiras da Secretaria de Saúde da capital catarinense, lideradas por Elizimara Siqueira, Enfermeira Responsável Técnica do Município de Florianópolis.

Na manhã desta terça-feira (27), o tema foi o Volume 6 dos Protocolos de Enfermagem: O cuidado em pessoas com ferida, mostrando os procedimentos de como deve ser o atendimento na Atenção Primária. Para este primeiro dia, os facilitadores são Milena Pereira, Cilene Fernandes Soares, Juliana Reinert e Guilherme Mortari Bellaver.

Formato Híbrido

Ao todo, são disponibilizadas quatro turmas para os municípios que aderiram ao Programa de Protocolos de Enfermagem. Uma turma presencial e três turmas online. A primeira turma online encerra sua capacitação nesta sexta-feira (30). A turma presencial, que teve início nesta terça (27), completa as atividades no próximo dia 4 de outubro. As duas últimas turmas online terão sua capacitação realizada nos meses de outubro e novembro, respectivamente.

“O objetivo é que estes profissionais implantem ou aprimorem os protocolos de Enfermagem nas Unidades Básicas de Saúde e possam assim ampliar o atendimento à população, minimizando a espera dos usuários na Atenção Primária.”, explica Elizimara.

Cada turma contempla os 5 Módulos de Capacitação que oferta os Protocolos de Enfermagem, a Consulta de Enfermagem e o uso de terminologias em Enfermagem.

Como funciona o processo

Para que o município participe, o Responsável Técnico em Enfermagem (RT) deve preencher o formulário de adesão no site do Coren/SC e selecionar os volumes os quais quer aderir. A Comissão do Coren/SC responsável pelo Programa irá analisar e responder o pedido, o Termo de Adesão então é enviado e deve ser assinado pelo RT e pelo Secretário Municipal de Saúde. A segunda etapa é a capacitação dos profissionais da rede de Atenção Primária para aplicar os Protocolos no dia a dia, que está sendo realizada pelo Coren/SC com a equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis.

Para ter acesso, o município deve entrar no Programa de Adesão aos Protocolos de Enfermagem do Coren/SC – CLIQUE AQUI. Dúvidas devem ser enviadas para o email protocolos@corensc.gov.br

Veja mais fotos da capacitação: