Conferências de Enfermagem: etapa Criciúma aprova 52 propostas e elege 21 delegados

Nesta terça-feira (18) o Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren-SC) realizou a Etapa Criciúma da 2ª edição das Conferências de Enfermagem de SC. A etapa foi realizada na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), em Criciúma.

Ao todo foram aprovadas 52 propostas que irão para discussão na Etapa Estadual, que será realizada em Florianópolis nos dias 22 e 23 de novembro. Também foram eleitos 21 delegados (12 enfermeiros, 5 técnicos de enfermagem e 4 estudantes observadores) que vão se deslocar até a Capital para defender essas propostas.

“Nós queremos modernizar e nos aproximar dos profissionais. Nesse sentido as Conferências são fundamentais. Assim conseguirmos ouvir os profissionais e juntos conseguimos evoluir e construir uma enfermagem melhor pra toda a profissão como também para a sociedade”, ressaltou o presidente do Coren-SC, Gelson Albuquerque.

“As entidades representativas são feitas pelos profissionais. Por isso esse evento é tão importante. Através das conferências conseguimos mostrar nossas representações e nos engajarmos para buscar a enfermagem que queremos”, destacou Fabiane Ferraz, vice-presidente da Aben-SC.

A CONFERÊNCIA

O evento iniciou com o credenciamento dos participantes e os discursos dos representantes na mesa: Gelson Albuquerque, Presidente do Coren-SC; Maristela Azevedo, Secretária do Coren-SC; Juliete Costa, conselheira do Coren-SC; e José Otávio Feltrin, representante da reitoria da Unesc; Fabiane Ferraz, vice-presidente da Aben-SC; e Daiane Freitas, Enfermeira Fiscal do Coren-SC.

Durante os discursos, o representante da Unesc valorizou a iniciativa e as discussões geradas em um evento como as Conferências de Enfermagem:

“Hoje já sou remido, mas por muito tempo pensei que o Coren só servia pra cobrar anuidade. Recentemente isso mudou. É possível ver uma maior presença, que aumenta a representação democrática e mostra que o Coren tem diversas iniciativas para que os profissionais e estudantes de Santa Catarina possam participar e se qualificar”, afirmou José Otávio.

Na sequência, o evento prosseguiu para a leitura e a apresentação do Documento Norteador, realizado pelas membras da Comissão Organizadora da Conferência, Rosani Ramos Machado, e Felipa Amadigi.

EIXOS NORTEADORES

Após a leitura do Documento, os participantes foram divididos em seis grupos de trabalho. Cada grupo foi responsável por discutir sobre um eixo norteador e apresentar propostas para cada eixo. As 10 propostas mais bem avaliadas em cada eixo foram apresentadas na Plenária Final. Os 6 eixos norteadores são:

  1. Os Desafios da Enfermagem para Assistência com qualidade;
  2. Formação da Enfermagem;
  3. Papel Social da Enfermagem;
  4. Dimensionamento dos Profissionais de Enfermagem;
  5. Sistematização da Assistência de Enfermagem;
  6. Compromisso Ético da Enfermagem.

Veja fotos da etapa Criciúma das Conferências de Enfermagem: