Equipe de Fiscalização realiza atividades de orientação em Blumenau

O Departamento de Fiscalização (DeFis) do Coren-SC atua em diversas frentes. Além de realizar inspeções para garantir o cumprimento da Lei do Exercício Profissional de Enfermagem (Lei 7.498/1986), o Código de Ética (Resolução Cofen nº 564/2017) e demais normas regulamentadoras da profissão, o DeFis também tem o importante papel de orientar os profissionais, qualificando assim o atendimento da enfermagem em cada região.

Foi com esse sentido que o DeFis do Coren-SC em Blumenau, no Vale do Itajaí, realizaram ações em diversas instituições em novembro. No hospital Santa Isabel, os enfermeiros fiscais Alex Junio e Francine Evald sensibilizaram a equipe dos 17 setores do hospital sobre a importância dos registros de enfermagem. Em cada setor foi entregue uma síntese e repassado o link para o guia de recomendações de registro do Cofen. A iniciativa foi sugerida pelo membro da Comissão de Ética do Coren-SC, Clóvis Daroltl.

“Nós aqui em Blumenau pretendemos continuar realizando essas ações em todos os hospitais de grande porte da região. Foi extremamente produtivo. Os registros são muito importantes para a qualidade e continuidade da assistência de enfermagem, e para segurança e respaldo profissional”, destacou a Enfermeira Fiscal do Coren-SC, Francine Evald.

Fiscal do Coren-SC realizando orientação no Hospital Santa Isabel

A equipe de fiscalização em Blumenau também realizou em outubro uma ação educativa com os mais de 100 profissionais que atuam nas equipes de Saúde da Família na Secretaria Municipal de Saúde de Blumenau. Na ocasião, a fiscal Francine abordou o tema dimensionamento, esclarecendo sobre a Resolução Cofen 543/2017 e possibilitam que os profissionais possam conhecer e aplicar o dimensionamento adequado no município.

Fiscal do Coren-SC tirando dúvidas sobre dimensionamento em Blumenau

Além de ir até as unidades, a subseção Blumenau também recebeu interessados em conhecer o Conselho. Na última semana, alunos de Enfermagem da Unisociesc de Blumenau foram até a subseção para saber como funcionam as atividade de Registro e Cadastro, além de tirar suas dúvidas sobre as funções e competências do Conselho.

“É muito importante que as equipes de fiscalização realizem esse tipo de atividade. Mais que apenas inspecionar as unidades, precisamos também realizar essas atividades de orientação. Assim, qualificamos o atendimento, o que é bom para o profissional e para a população, e também reforçamos o vínculo que os profissionais tem com o Coren-SC”, completou a chefe do DeFis.

Alunos e professores da Unosociesc em visita a subseção do Coren-SC em Blumenau