Com novas senadoras empossadas, Enfermagem conquista mais duas vagas no Congresso Nacional

A Enfermagem brasileira conquistou duas novas vagas no Senado Federal ao tomarem posse como suplentes Augusta Britto (PT-CE) e Ana Paula Lobato (PSB-MA). As duas substituem Camilo Santana (PT-CE), que foi eleito Senador mas assumiu o Ministério da Educação, e Flávio Dino (PSB), que é o novo Ministro da Justiça do Governo Lula. A cerimônia foi realizada no final da tarde desta quinta-feira, no gabinete da Presidência do Senado, e foi presidida por Rodrigo Pacheco (PSD), presidente da casa legislativa. Durante a cerimônia, também foi empossado, Fernando Farias (MDB-AL) que assume a vaga de Renan Filho (MDB-AL), novo ministro dos Transportes.

Ana Paula Dias Lobato Nova Alves é uma enfermeira, empresária e política brasileira, filiada ao Partido Socialista Brasileiro (PSB). Augusta Brito de Paula (@augustabrito) é uma enfermeira e política brasileira. Filiada ao Partido dos Trabalhadores, exercerá o cargo de senadora pelo estado do Ceará.

Com 38 anos, Ana Paula também é a Senadora mais jovem do Brasil, que estabelece idade mínima de 35 anos para ocupar o cargo.

A posse das duas novas senadoras suplentes amplia a representatividade política da categoria em um momento importante de luta por mais direitos e melhores condições de trabalho da Enfermagem, como afirma o Presidente do Coren-SC, Gelson Albuquerque:

“É uma excelente oportunidade pra mostrarmos cada vez mais a força da Enfermagem brasileira. A categoria conta com as duas novas empossadas na representação e luta pelos direitos e pela efetivação do Piso Salarial, já aprovado e sancionado no ano passado, mas que ainda não é realidade no contracheque das nossas Enfermeiras, Técnicas, Auxiliares e Parteiras”, disse.

Reveja a cerimônia: