Coren|SC inicia Programa de Educação Permanente em Fiscalização e Ética

“É um momento histórico”. Desta forma, a presidente do Coren|SC, Dra. Denise Pires, abriu o Módulo I do Projeto de Apoio à Implantação do Programa de Educação Permanente do Departamento de Fiscalização e Ética do Conselho, que se realizará os dias 14 e 17 de dezembro, em Florianópolis/SC. O projeto tem como objetivo principal a implantação de uma política de formação e capacitação dos profissionais envolvidos em preceitos ético-legais da profissão.

Os módulos presenciais serão realizados até o final de 2011, mas, como se configura no programa de educação permanente, outras ações devem acontecer posteriormente. O Módulo I, iniciado em Florianópolis, reúne Conselheiros, Fiscais, Assessorias, membros do Departamento Jurídico, Comissão de Ética do Coren|SC e Registro e Cadastro do Coren|SC.

Na abertura, a presidente do Coren|SC destacou a importância do Projeto. Para a Dra. Denise, recentes casos divulgados pela mídia mostram a importância do cuidado e da capacitação no exercício dos profissionais de Enfermagem.

Dentre outros objetivos, a presidente do Coren|SC ressaltou a meta de aumento em 80% os atuais indicadores de fiscalização – o que implica, necessariamente, num crescimento no número de envolvidos nos comissões de fiscalização e ética nas unidades assistenciais e de ensino. Dra. Denise apresentou ainda a concepção pedagógica metodológica do programa, que inclui palestras, oficinas e dinâmicas com envolvimento efetivo dos participantes.

No período da tarde, o evento terá a realização de uma mesa redonda com a temática “Competências dos Fiscais no Conselho de Enfermagem: papel, possibilidades e limites de atuação”, com a participação dos conferencistas Enf. Jorge de Freitas Souza (Câmara Técnica de Fiscalização do Cofen, Enfª Fiscal Mônica Tagliari (Coren|SC) e Dr. Ivo Borges (Ex-Procurador do Cofen), que elogiou a atual fase do Coren|SC. “A realização de um evento como este mostra como uma gestão pode mudar um Conselho. A Gestão Participação é hoje uma referência para todos os Conselhos Regionais do país”, destacou.

1_educacao_permanente_14_12

4_educacao_permanente_14_12