Processo eleitoral do Coren|SC inicia em março

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), através da Resolução n° 367/2010, que estabelece normas que objetivam a uniformização e simultaneidade dos mandatos dos Conselhos Regionais, determinou que as eleições em todo o Sistema Cofen/Corens devem acontecer no dia 11 de setembro de 2011. A eleição deve renovar as direções e plenários dos Conselhos Regionais para o exercício do mandato de 1° de janeiro de 2012 a 31 de dezembro de 2014. “É essencial que toda/os a/os profissionais fiquem atenta/os e participem ativamente do processo eleitoral, pois a escolha de quem vai dirigir o Coren|SC é mais um momento importante de exercício da democracia”, afirma a presidente do Conselho, Enfª Drª Denise Pires.

Edital Eleitoral n° 1 deve ser publicado entre março e abril

De acordo com a Resolução n° 367/2010, a convocação de eleição, através da publicação do Edital Eleitoral n° 1, deverá ocorrer no período entre 11 de março e 11 de abril de 2011, cumprindo o que diz a Resolução n° 355/2009, que aprovou o Código Eleitoral dos Conselhos de Enfermagem. O edital deverá, de acordo com o Cofen, ser publicado na imprensa oficial.

“Vamos cumprir as determinações legais e realizar um processo transparente e participativo. Chamamos a atenção para que toda/os conheçam as normas e requisitos definidos pelo Cofen, disponíveis na Resolução n° 355/2009, que definiu os critérios para a composição de chapas. Todas as informações estão disponíveis no site do Coren|SC, assim como divulgaremos via informativos eletrônicos, boletim impresso e demais meios de comunicação do Coren|SC com a categoria, como já ocorreu no volume 1 da série Cadernos Enfermagem, que foi enviado pelo correio”, salienta a presidente do Coren|SC.

A Resolução n° 367/2010 prevê também que o mandato da atual gestão do Coren|SC deverá encerrar-se no dia 31 de dezembro de 2011.