Abertura do Curso de Formação Política para Lideranças em Saúde e Enfermagem acontece na sexta-feira, 14 de outubro, no Plenarinho da Assembleia Legislativa de Santa Catarina

O Curso de Formação Política para Lideranças em Saúde e Enfermagem, uma realização do Conselho Regional de Enfermagem (Coren/SC), Associação Brasileira de Enfermagem/Seção de SC (ABEn-SC) e Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, inicia na sexta-feira, 14 de outubro, a partir das 14 horas, no Plenarino Deputado Paulo Stuart Wright. São 80 profissionais inscritos para participar do curso, entre Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, lideranças de sindicatos da área da saúde, estudantes de Enfermagem e assessores parlamentares, vindos de 20 municípios catarinenses. O curso vai de 14 de outubro a 9 de dezembro, com aulas às sextas-feiras, das 14 às 22 horas.

Os objetivos centrais do curso são desenvolver competências para liderança em Enfermagem com vistas à valorização profissional e qualificação da assistência em Enfermagem e saúde; estimular jovens profissionais a enfrentar, de modo competente, criativo e sustentável, os problemas da prática, do mercado e das condições de trabalho, com vistas a evitar a evasão profissional, além de possibilitar aos profissionais de Enfermagem a reflexão crítica sobre a realidade política e institucional do trabalho em Saúde e Enfermagem, capacitando-os para agir como multiplicadores dessa formação pedagógica.

Os ministrantes do curso são professores de grande experiência em cada área a ser estudada. São eles: Dr. Julian Borba, Enfª Dra. Felipa Rafaela Amadigi, Enfª Msc Helga Regina Bresciani, Enfª Msc Maristela A. de Azevedo, Enf. Msc Jorge Lorenzetti, Dra. Vilma Margarete Simão, Enfª Dra Lygia Paim, Dr. Jonas Salomão Spricigo, Enfª Dra. Ângela Maria Alvarez, Enfª Msc Silvana Maria Pereira, Enfª Dra. Soraia Dornelles, Enfª PhD Maria Itayra C. de S. Padilha, Enfª Msc Janete Elza Felisbino, Enfª Dra Dulcinéia Ghizoni Schneider, Enfª PhD Denise Elvira Pires e Enfª Dra. Judite Hennemann Bertoncini.

Entre os temas em discussão no curso, estão história e organização política do Brasil; história política de Santa Catarina; competências constitucionais dos três poderes; liderança, gestão e controle social em Saúde; Estado, sociedade e as políticas públicas; organização, participação e representação profissional; Ética, Política, Cidadania e o Trabalho Profissional na Saúde; Sociedade, o Estado, o SUS e a Enfermagem; Ética, Política, Cidadania e o Trabalho Profissional na Saúde; e Processo de Trabalho em Saúde e Enfermagem.