Associação Brasileira de Enfermagem completa 50 anos de atuação em Santa Catarina

foto22(1)O Coren/SC entregou placa em homenagem aos 50 anos da ABEn/SC durante sessão solene na Alesc, no dia 13 de março, com a seguinte mensagem: “O CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SANTA CATARINA – Coren/SC parabeniza a ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENFERMAGEM – SEÇÃO SANTA CATARINA no marco de seus 50 anos de fundação. Com uma história pautada pela defesa da Enfermagem e pelo comprometimento constante com a qualidade do ensino e da assistência segura à população, a ABEn-SC, na ação cotidiana das pessoas que fazem a associação acontecer, legitima constantemente o protagonismo político e social da profissão. A história da ABEn-SC, sem dúvidas, é também a história da Enfermagem catarinense. Parabéns pelos 50 anos de luta!” (Na foto, a Enfª Dra. Denise Pires, Conselheira e ex-presidente do Coren/SC, a atual presidente da ABEn-SC, Enfª Msc Maristela A. de Azevedo e a Secretária Geral do Coren/SC, Enfª Dra. Janete Elza Felisbino, na entrega da homenagem do Coren/SC à ABEn/SC).

Noite de homenagens em sessão solene na Assembléia Legislativa de Santa Catarina

A Associação Brasileira de Efoto20nfermagem Seção Santa Catarina (ABEn/SC) recebeu homenagem em sessão especial, no Plenário Deputado Osni Régis, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, na noite desta terça-feira (13), pelos seus 50 anos de atuação. A homenagem foi proposta pela deputada Ana Paula Lima (PT), que também é enfermeira.

Os trabalhos foram abertos pelo presidente da Casa, deputado Gelson Merisio (PSD) e conduzidos pela Deputada Ana Paula, contando também com a presença do 1º secretário da Assembleia, deputado Jailson Lima (PT), a presidente da ABEn/SC, Maristela de Assumpção de Azevedo, a primeira presidente da associação, Irmã Cacilda Hamms, o reitor em exercício da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Carlos Alberto Justo da Silva, representantes do Conselho de Enfermagem e profissionais da área.

“Fico imaginando o que pensaram as cinco mulheres que fundaram a ABEn/SC. Mulheres que se preocupavam com a saúde da população, com a regulamentação da profissão e com melhores condições de trabalho e de educação para profissionais que iriam lidar diretamente com vidas,” destacou a parlamentar. Ana Paula lembrou que para cuidar é preciso refletir e viver os valores humanos, ter mais ética no exercício da profissão. “O amor transforma nossas vidas, a amizade conjuga as verdadeiras relações humanas e, pela amizade, através da ABEn/SC, conseguimos conquistas na nossa categoria e, principalmente, na educação que tanto contribui para o crescimento humano”, completou.

Fundada em 13 de março de 1962, a ABEn/SC é uma seção estadual da Associação Brasileira de Enfermagem, com sede em Brasília, uma entidade representativa de cunho científico, cultural e político em prol da organização da Enfermagem brasileira e da melhoria das condições de saúde da população, na defesa do Sistema Único de Saúde (SUS).

Uma das homenageadas foi a Irmã Cacilda Hamms(foto), que fez uso da palavra em nome dos homenageados. Ela agradeceu e afirmou que o dia foi de profunda gratidão às vitórias obtidas nos 50 anos da associação. Lembrou a importância da união para as conquistas, como o reconhecimento técnico-científico da categoria.

foto23Maristela deAssumpção de Azevedo, presidente da entidade, também falou sobre os trabalhos desempenhados e fez uma trajetória de todas as lutas e vitórias alcançadas por meio da ABEn/SC. “Muitos fatos ocorreram em decorrência desta associação, como a criação do curso de enfermagem da UFSC, a construção coletiva do Hospital Infantil Edith Gama Ramos, a organização de seminários, fóruns, congressos nacionais e internacionais. O movimento, no interior da ABEN/SC, foi pioneiro e trazia aberturas político-sociais, promovendo a quebra de preconceitos e a busca de soluções decentes para os profissionais. Hoje estamos reverenciando a história de lutas e conquistas e apresentando nossa gratidão e respeito a todos os colaboradores. Que venha o centenário,” comemorou.

Já o deputado Jailson Lima registrou em Plenário as manifestações de autoridades que não puderam comparecer ao evento e afirmou que o Parlamento sente-se honrado pelo trabalho de cada um dos membros da ABEn/SC.

Além das instituições de ensino superior catarinenses que oferecem o curso de Enfermagem, foram homenageados:

Enfª Maristela de Assunção de Azevedo – atual presidente da ABEn/SC

foto21(1)Enfª Janete Elza Felisbino, Secrerária Geral do Coren/SC – representando o Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (na foto, ao centro, entre a Deputada Ana Paula Lima e o Deputado Jailson Lima)
Enfª Irmã Cacilda Hamms – primeira presidente da ABEn/SC
Enfª Julita Hamms – Enfermeira
Enfª Flérida Goudel de Cardoso – membro da primeira diretoria da ABEn/SC

foto24(1) (1)Enfª Denise Elvira Pires de Pires, ex-presidente do Coren/SC, liderou o movimento de mudança ético-profissional nas relações ABEn/Coren (na foto, ao centro, entre a Deputada Ana Paula Lima e o Deputado Jailson Lima)
Enfª Helga Regina Bresciani – vice-presidente ABEn nacional
Enfª Lydia Ines Rossi Bub – participou como conselheira do Conselho Federal de Enfermagem, em sua primeira gestão.
Enfª Nelcy Teresinha Coutinho Mendes – presidente na gestão (1970-1972) e (1976-1980)
Enfermeiro Jorge Lorenzetti – presidente na gestão (1980 – 1984)
Enfermeiro Jonas Salomão Spricigo – presidente na gestão (1984-1985) e (1985-1986)
Enfª Anita Terezinha Zago – presidente na gestão (1995-1998)