Nota do Coren/SC sobre a prisão de indivíduo que atuava como Enfermeiro com documentação falsa

A direção do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) afirma que o caso ocorrido em Chapecó, onde na noite de quinta-feira, 29 de março, um indivíduo foi preso em flagrante por falsificação e uso de diploma falso de graduação em Enfermagem, é um exemplo do trabalho intenso que vem sendo desenvolvido na fiscalização por uma assistência segura e de qualidade à população e na defesa da profissão, que deve ser exercida por profissionais habilitados e regularmente inscritos para as funções legalmente estabelecidas – Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem.

Sobre o caso:

No final de dezembro de 2011, o Coren/SC recebeu denúncia da falsidade do diploma apresentado para obtenção de registro de Enfermeiro junto ao Conselho. Após averiguação e constatada a falsidade, no início de janeiro de 2012 a inscrição do profissional foi cancelada e o caso foi denunciado à Polícia Federal, que instaurou inquérito. Desde então o Coren/SC vem acompanhando o desenrolar do caso junto à Polícia Federal.

No dia 29 de marco, depois de contato feito pela fiscalização do Coren/SC com a Polícia Federal, foi efetuada a prisão em flagrante do indivíduo, no momento em que supervisionava alunos de um curso técnico de Enfermagem no Hospital Regional do Oeste. A fiscalização do Coren/SC, que acompanhou a Polícia Federal, notificou o cancelamento da inscrição e recolheu o documento de identificação profissional. Sobre o mesmo caso, foi instaurado processo ético disciplinar, uma vez que o indivíduo é Técnico de Enfermagem regularmente inscrito no Coren/SC.

O Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina, mais uma vez, afirma que está atento ao exercício profissional de Enfermagem em defesa da categoria e da sociedade em todo o Estado.

Veja repercussão na imprensa sobre o caso, clique aqui