“Abraço à saúde catarinense” pede contratação de mais servidores para hospitais públicos do Estado

foto1(8)

Ato em frente ao Hospital Infantil, em Florianópolis

A presidente do Coren/SC, Enfª Dra. Felipa Rafaela Amadigi, e a Conselheira Técnica de Enfermagem Rafaela Serpa, participaram na quarta-feira, 6 de junho, do “Abraço à saúde catarinense”, na entrada da emergência do Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis. O ato, promovido por várias entidades representativas dos trabalhadores da saúde, como SindSaúde/SC, Simesc e Cosemesc, teve como objetivo exigir do Governo de Santa Catarina a contratação de mais profissionais de saúde para os hospitais públicos do Estado.

Há mais de dois meses a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou concurso público para contratação de mais servidores. O número de vagas autorizadas foi de 596, sendo apenas 290 abertas (com homologação no dia 7 de maio). De lá para cá, os profissionais aprovados ainda aguardam o chamado do Governo para ocupar suas vagas. As entidades querem que os aprovados sejam imediatamente chamados, assim como medidas para a contratação de mais servidores, pois a defasagem de trabalhadores na saúde chega a mais de três mil profissionais nos hospitais públicos do Estado.

Para a presidente do Coren/SC, a contratação imediata dos profissionais concursados, apesar de não resolver todo o problema, é extremamente necessária. “No caso da Enfermagem, por exemplo, que representa um grande contingente de trabalhadores de saúde, a falta de profissionais afronta a legislação que trata do dimensionamento de pessoal, sobrecarregando quem está no trabalho”, acrescenta.

Com o déficit do quadro pessoal o número de cirurgias e procedimentos é reduzido consideravelmente, prejudicanto o atendimento à população e a qualidade da assistência. No Hospital Infantil Joana de Gusmão, onde aconteceu o ato, dos 184 leitos, 80 estão fechados. Uma audiência com o Secretário Estadual de Saúde deve ser marcada em breve pelas entidades representativas para tratar do tema.

Clique aqui e veja matéria do Jornal do Almoço (RBS TV) sobre o ato.

Com informações do SindSaúde/SC