31ª Jornada Catarinense de Enfermagem: debates e troca de experiências sobre Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE)

jornada

Enfª Dra. Fátima Sampaio, Conselheira do Cofen; Enfª Msc. Helga Bresciani, vice-presidente da ABEn Nacional; Enfª Msc. Maristela A. de Azevedo, presidente da ABEn-SC; Enfª Dra. Felipa Amadigi, presidente do Coren/SC; Enfª Dra. Ana Kirchoff, vice-presidende da ABEn-SC e organizadora do evento.

A 31ª Jornada Catarinense de Enfermagem, realizada pela ABEn-SC com apoio do Coren/SC, tem como tema central a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE). Cerca de 300 profissionais, estudantes e professores de Enfermagem participam do evento nos dias 12 e 13 de junho, no Auditório da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis.

jornada2Na abertura, a presidente do Coren/SC, Enfª Dra. Felipa Amadigi, ressaltou a importância da parceria com a ABEn-SC na realização da Jornada e o compromisso do Conselho com o debate sobre a Sistematização da Assistência. “A Jornada é um momento muito importante para a Enfermagem catarinense debater temas relevantes à profissão”, ressaltou.

De acordo com ela, o Coren/SC tem trabalhado o tema da SAE constantemente. “Já realizamos grandes debates em Chapecó e Orleans e, em conjunto com a ABEn-SC, seguiremos potencializando a reflexão e os esclarecimentos sobre a Resolução Cofen 358/2009 em todo o Estado”, enfatizou. A presidente do Coren/SC aproveitou para convidar os presentes a participar e apoiar a Pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil (saiba mais sobre a pesquisa aqui).

A Conselheira do Cofen, Enfª Dra. Fátima Sampaio, destacou que a SAE é um assunto de fundamental importância para a categoria, pois representa a consolidação de uma prática científica de Enfermagem, respaldada pela legislação. Ela citou Santa Catarina como pioneira na implantação da SAE, lembrando o papel do Hospital Universitário, da UFSC, como um dos primeiros a implantar a Sistematização.

A Enfª Msc. Helga Bresciani ressaltou as histórias da ABEN-SC e ABEn Nacional no compromisso com a qualificação e valorização da categoria. No mesmo sentido, a presidente da ABEn-SC, Enfª Msc. Maristela A. de Azevedo, afirmou que a realização de eventos como a 31ª Jornada Catarinense de Enfermagem é imprescindível para que a categoria, profissionais, professores e estudantes, estejam sempre mais atualizados para o exercício da profissão. A vice-presidente da ABEn-SC, Enfª Dra. Ana Kirchoff, reforçou que o debate sobre Sistematização da Assistência de Enfermagem proporcionado pela 31ª JCE é mais um passo numa caminhada que precisa ser aprofundada pela categoria.

Conselheiros, Enfermeiros Fiscais do Coren/SC e Responsáveis Técnicos participam da 31ª Jornada Catarinense de Enfermagem na perspectiva de ampliar a discussão e capacitação sobre a SAE. Logo após a abertura oficial, na manhã do dia 12 de junho, a Enfª Dra. Lygia Paim proferiu a palestra “Do papel ao computador: SAE e tecnologias”.

A programação da 31ª Jornada Catarinense de Enfermagem prevê oficinas e troca de experiências exitosas de implementação da SAE, além de palestras com temas como “Perspectivas da SAE no ensino e na assistência de Enfermagem”.