Enfª Dra. Dulcinéia Ghizoni Schneider, da Comissão de Ética do Coren/SC, é vencedora do Prêmio Capes de Tese Edição 2011

etica

Enfª Dra. Dulcinéia Ghizoni Schneider

A Enfª Dra. Dulcinéia Ghizoni Schneider, membro da Comissão de Ética do Coren/SC, foi vencedora do Prêmio Capes de Tese Edição 2011 com a tese de doutorado “Discursos profissionais e deliberação moral: análise a partir de processos éticos de Enfermagem”.

A tese é centrada em três objetivos específicos. O primeiro trata da caracterização das denúncias que evoluíram para processos éticos, com os temas das denúncias, denunciantes e denunciados, desfechos e artigos mais infringidos. O segundo, da análise dos discursos contidos em cinco processos éticos sob a perspectiva de Michel Foucault. Já em sua terceira parte, a tese trabalha na construção de um referencial de deliberação moral para análise das denúncias éticas. A entrega dos prêmios ocorrerá em julho, em Brasília, na sede da Capes.

A direção do Coren/SC parabenizou a Enfª Dra. Dulcinéia Ghizoni Schneider, destacando a importância e relevância deste estudo para a profissão. “Fiquei muito feliz com o reconhecimento da tese que, acredito, oferece uma contribuição para o trabalho da Enfermagem. O levantamento mostra uma realidade de Santa Catarina, que não deve ser muito diferente dos outros Estados brasileiros. Creio que um conhecimento maior da realidade nos ajuda na busca de estratégias para avançarmos na qualidade do cuidado”, afirmou a Enfª Dra. Dulcinéia.

Com orientação da Enfª Dra. Flávia Regina Souza Ramos, dentro do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina, o trabalho reflete: “a discussão sobre os conflitos morais que ocorrem na prática assistencial remete à necessidade de estudar, de identificar e de caracterizar esses conflitos, ressaltando quais são os mais frequentes, como ocorre a deliberação moral, qual a interferência da tomada de decisão para todos os envolvidos, desde os profissionais, a pessoa e família que está sendo cuidada, a instituição e, especialmente, para a expressão da profissão Enfermagem na sociedade”.

Para desenvolver seu estudo, a Enfª Dra. Dulcinéia analisou processos ético-profissionais de Enfermagem tramitados e concluídos no Coren/SC como instrumento para o exame crítico dos discursos profissionais em seus elementos de sustentação da deliberação moral. Ainda segundo a pesquisadora, “ao serem analisados os elementos de sustentação (enunciados, regras e práticas) presentes em cinco casos exemplares, selecionados conforme a incidência das denúncias apuradas nos processos éticos, emergiu um modelo empírico da própria análise, um Marco Analítico dos Discursos contidos nos Processos Ético-Profissionais de Enfermagem, o qual subsidiou a construção de estratégias de um referencial de deliberação moral, um método para a análise de denúncias e processos éticos. As estratégias sugeridas na avaliação da denúncia ética e nos procedimentos que envolvem a deliberação em processos éticos constituem-se como uma proposição genérica, que exigirá adaptações conforme situação de denúncia ou processo ético, coerentes com a instância (Comissão de Ética de Enfermagem ou Comissão de Ética do Coren) ou, ainda, para aplicações práticas diversas. Desta forma, foi comprovada a tese de que os processos éticos de Enfermagem expressam elementos fáticos e de sustentação instrumentais ao exame crítico dos discursos profissionais em seus subsídios para a deliberação moral”.

A tese na íntegra pode ser acessada aqui