Coren/SC exige da Secretaria Estadual de Saúde solução para as condições de trabalho no Instituto de Cardiologia

O Coren/SC informa à categoria da Enfermagem e à sociedade que, em relação à situação do dimensionamento de pessoal de Enfermagem e das condições de trabalho no Instituto de Cardiologia de Santa Catarina (INCA), vem trabalhando intensamente na busca de soluções junto aos gestores daquela instituição. Neste ano, em 23 de janeiro, o Coren/SC notificou a Secretaria Estadual de Saúde, após intensivas visitas fiscalizatórias que resultaram na verificação de várias irregularidades, em relação, por exemplo, ao quantitativo de profissionais de Enfermagem para manter uma assistência mínima de qualidade. “Para uma qualidade da assistência necessita-se de adequação quantitativa e qualitativa de profissionais, oferta de condições de trabalho que possibilitem o exercício apropriado de suas funções e o atendimento das necessidades e expectativas dos usuários de forma segura e eficaz”, aponta o relatório da equipe de fiscalização do Coren/SC.

De acordo com os Departamentos de Fiscalização e Jurídico do Coren/SC, a Secretaria Estadual de Saúde retornou um ofício no mês de abril, afirmando que estava ciente do problema de falta de pessoal e que estaria realizando concurso público. “Mesmo com a resposta da Secretaria, o Coren/SC continuou no contato com profissionais de Enfermagem da emergência e com a Gerência de Enfermagem do Instituto, orientando que continuassem a enviar informações sobre o excesso na proporção paciente-profissional de Enfermagem, além das questões com a má qualidade dos equipamentos e materiais da instituição”, informou a coordenadora do Departamento de Fiscalização do Coren/SC, Enfª Helga Bresciani.

Neste sentido, o Coren/SC enviou ofício ao Superintendente dos Hospitais Públicos Estaduais exigindo informações sobre a contratação imediata de novos profissionais. “A situação encontrada no Instituto de Cardiologia de Santa Catarina não é única no Estado. O Coren/SC tem efetuado visitas fiscalizatórias cotidianamente às instituições públicas, geridas pela Secretaria Estadual de Saúde, e tem encontrado os mesmos problemas. Por isso, além das notificações e do trabalho constante nas instituições, o Coren/SC já solicitou audiência com o Secretário Estadual de Saúde para tratar pessoalmente do tema”, enfatizou a coordenadora do Departamento de Fiscalização do Coren/SC, Enfª Helga Bresciani.