Atenção: PL 2295/2000, que regulamenta as 30 horas semanais, vai ser votado nesta quarta-feira, 27 de junho, na Câmara dos Deputados

519(7)Depois de ampla pressão dos profissionais de Enfermagem, com participação intensa da categoria catarinense na luta, os líderes dos partidos na Câmara dos Deputados, em reunião nesta terça-feira, 26, decidiram colocar em votação o PL 2295/2000, que regulamenta a jornada de trabalho dos profissionais de Enfermagem em 30 horas semanais. O PL entrará na ordem do dia para votação no Plenário da Câmara dos Deputados na manhã desta quarta-feira, 27, em sessão extraordinária. Representantes das entidades de Enfermagem estão em Brasília e vão acompanhar a sessão pressionando os deputados federais pela aprovação do PL, que já tramita no Congresso há mais de 11 anos.

De acordo com a Deputada Federal e Enfermeira Carmen Zanotto (PPS/SC), havia a preocupação, antes da reunião de líderes desta terça-feira, 26, de que o projeto não fosse para a pauta. “O presidente da Câmara, Deputado Marco Maia, cumpriu o que havia prometido nas audiências anteriores sobre o tema: de colocar em votação assim que fosse aberta uma janela na ordem do dia. Um grande passo foi dado hoje. Agora vamos à votação”, enfatizou.

Durante toda esta terça-feira, 26, representantes das entidades, oriundos de todo o país, estiveram na Câmara pressionando junto à reunião dos líderes dos partidos políticos e exigindo a entrada do projeto na pauta e na ordem do dia para votação. “Foi um trabalho intenso, mas deu resultado”, afirmou a Enfermeira Msc. Maria do Carmo Vicensi, Conselheira do Coren/SC que está em Brasília. Vários representantes do Fórum Catarinense 30 horas Já estão na capital federal, como a presidente da ABEn-SC, Enfermeira Msc. Maristela A. de Azevedo, e membros dos sindicatos ligados aos trabalhadores da saúde do Estado.

Categoria deve acompanhar e pressionar!

As entidades conclamam a categoria para que esteja atenta e acompanhe a sessão desta quarta-feira pela TV Câmara, pelo site da Câmara e faça contato com os deputados de seus Estados. Todas as formas de pressão são válidas neste momento: conversa pessoal, contato telefônico, email. (Clique aqui para ter acesso ao site da Câmara dos Deputados). Em Santa Catarina, o Coren/SC conversou, nesta terça-feira, com todos os 16 deputados federais catarinenses pedindo, mais uma vez, o voto a favor desta importante reivindicação da Enfermagem.

A Enfermeira Dra. Denise Pires, ex-presidente do Coren/SC e representante do Cofen no Fórum Nacional 30 horas Já, destacou que a Enfermagem brasileira está vivendo um momento histórico, pois conseguiu sensibilizar o Congresso Nacional para a importância do seu trabalho imprescindível nos serviços de saúde. “Um trabalho especial que, para ser realizado com segurança, precisa de condições adequadas, dentre elas a regulamentação jornada de trabalho em 30 horas”, afirmou.

“Nessa reta final, é importante que a categoria reforce o envio de e-mails e mensagens aos deputados, além da divulgação e compartilhamento nas redes sociais, solicitando o voto favorável”, destaca a presidente do Coren/SC, Enfermeira Dra. Felipa Amadigi

Nesta terça-feira também foi instalada e ocorreu a primeira reunião da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Enfermagem. Veja mais detalhes aqui