Coren/SC propõe termo de cooperação técnica com o Conselho Estadual de Educação pela qualidade na formação em Enfermagem

CCE2

Reunião no CEE

A presidente do Coren/SC, Enfª Dra. Felipa Amadigi, e a Conselheira Enfª Dra. Janete Elza Felisbino, Secretária do Conselho, estiveram em reunião com o Presidente do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina, Dr. Maurício Fernandes Pereira, nesta quinta-feira, 5 de julho. O objetivo central foi apresentar um termo de cooperação técnica entre os dois Conselhos, na perspectiva de trabalho conjunto pela garantia da qualidade da formação em Enfermagem em Santa Catarina.

O termo prevê, por exemplo, que os Conselhos, na medida de suas respectivas atribuições legais ou estatutárias, prestem assistência recíproca, trocando informações sobre situações relativas às instituições de formação em Enfermagem de níveis médio e superior. “A parceria vai possibilitar uma atuação ainda mais efetiva no acompanhamento da qualidade dos cursos oferecidos”, aponta a presidente do Coren/SC.

De acordo com ela, é mais um instrumento para assegurar aos estudantes de Enfermagem uma boa formação, ou seja, que tenham acesso a cursos reconhecidos pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) e que cumpram com os requisitos da formação profissional. Da mesma forma, uma maneira de garantir à população uma assistência com profissionais bem preparados. O presidente do Conselho Estadual de Educação foi bastante receptivo à proposta, que deverá ser apreciada em breve pelo plenário do CEE.

Na reunião, as dirigentes do Coren/SC ressaltaram a parceria já construída com a Associação Brasileira de Enfermagem -Seção Santa Catarina (ABEn-SC), que desenvolve um importante trabalho na área, destacando-se, entre outras ações, a realização do Fórum das Escolas de Enfermagem, que acontece anualmente.

O Coren/SC lembra que para exercer a profissão de Enfermeiro/a, Técnico/a e Auxiliar de Enfermagem é necessário o diploma/certificado de conclusão de curso e estar inscrito e regular no Conselho profissional.