Coren/SC continua luta pela regulamentação da jornada de 30h para profissionais de enfermagem

DSC09186Desde a realização do 15° Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem, em Fortaleza (CE), de 9 a 12 de agosto, quando foi realizada passeata para fortalecer o movimento pela regulamentação da jornada de trabalho em 30 horas semanais, o Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) participou de duas importantes reuniões para defender a aprovação do Projeto de Lei 2295/2000 (que institui a jornada de trabalho em 30h semanais para os profissionais de Enfermagem) o mais breve possível.

Na primeira dessas reuniões, em 22 de agosto, em Brasília, membros do “Fórum Nacional 30h Já – Enfermagem unida por um objetivo” discutiram com representantes das instituições filantrópicas da área da saúde e hospitais privados a necessidade de regulamentação e implantação da jornada de 30h semanais para os profissionais de IMG_1087Enfermagem. “Os empregadores demonstraram preocupação com o impacto financeiro e nós destacamos os aspectos positivos dessa medida para garantir a qualidade dos serviços. Além disso, frisamos que em médio e longo prazos, essa nova jornada também será altamente compensadora para os empregadores, uma vez que reduzirá os custos com os problemas causados pelas faltas ao trabalho e pelo adoecimento dos profissionais de Enfermagem”, explicou a Conselheira do Coren/SC e Representante do Cofen no Fórum 30h Já, Enfª Drª Denise Pires.

Já na reunião do dia 03 de setembro, em Brasília, promovida pelo Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde (DEGERTS), foi reaberta a negociação entre entidades representativas da enfermagem e Governo Federal para regulamentação das 30h. Diante de divergências sobre o impacto financeiro que a aprovação da PL 2295/2000 ocasionará, formou-se um grupo de trabalho para avaliar essa questão e chegar a um consenso sobre os números. O Grupo de Trabalho é composto por quatro representantes dos empregadores, incluindo os setores público e privado, e quatro representantes dos trabalhadores, são eles: economista do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), Clóvis Scherer, e três membros do Fórum 30h Já: Conselheira do Coren/SC, Drª Denise Pires; Diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS), Mário Jorge; e Coordenadora do Fórum Nacional 30h Já, Enfª Solange Caetano. O encontro do Grupo de Trabalho acontecerá nos dias 18 e 19 de setembro, também em Brasília.

foto (5)Para fortalecer o movimento e unificar as ações em todo o país, integrantes do Fórum Nacional 30h Já programaram mais mobilizações, entre elas: passeata no centro de Porto Alegre durante a realização do 64º Congresso Brasileiro de Enfermagem de 29 de outubro a 1º de novembro.

“Os profissionais e estudantes de Enfermagem de Santa Catarina precisam continuar, e intensificar, a mobilização, mostrando o empenho da categoria em defender boas condições de trabalho para atender bem a população”, enfatizou a Enfa. Dra. Denise Pires. A Conselheira catarinense e representante do Cofen no Fórum 30h Já reforçou a recomendação de que os profissionais de Enfermagem entrem em contato com os Deputados Federais de Santa Catarina, que participem das mobilizações e que votem em candidatos a prefeito e vereadores comprometidos com a Enfermagem, uma vez que a qualidade do trabalho destes profissionais tem forte impacto nos resultados da assistência prestada nos serviços de saúde.