Cofen capacita servidores do Coren/SC sobre Controle Interno

DSC04256(2)Representantes dos Conselhos Regionais de Enfermagem do Rio Grande do Sul e do Paraná também participam do curso em Florianópolis

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) iniciou pela Região Sul o Projeto “Controladoria Orienta”, iniciativa para capacitar os servidores dos Conselhos Regionais de Enfermagem quanto aos procedimentos de controle interno, que envolve as atividades administrativas, orçamentário-financeira, contábil e patrimonial. São três dias de curso, de quinta (20/09) até sábado (22/09), na sede do Coren/SC, em Florianópolis.

Sob os aspectos da legalidade, publicidade, legitimidade, economicidade, eficiência e eficácia, o Controlador Geral do Cofen, Gustavo Rocha Aquino Gonzalez, está orientando os servidores dos Corens de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul para aperfeiçoamento das práticas e técnicas de trabalho. “A Controladoria constitui um órgão importante para contribuir para a Administração atingir os objetivos e metas planejados, de modo eficiente, eficaz, efetivo e dentro das normas. Também auxiliará com informações precisas para proteger a instituição ao evitar ocorrência de erros ou irregularidades”, ressalta.

Para a Presidente do Coren/SC, Enfermeira Drª Felipa Amadigi, a iniciativa qualificará o trabalho dos servidores do Conselho. “Estamos estruturando a Controladoria Geral do Coren/SC e essa formação colabora para essa implantação ao conhecermos as práticas desse órgão no Cofen”, destaca.

A Chefe do Departamento de Administração e Recursos Humanos do Coren/SC, Administradora Aline Aguiar, avaliou como excelente os ensinamentos. “Todas as orientações repassadas pelo Controlador Geral do Cofen são aplicáveis à nossa área administrativa e financeira. Agora, no período da tarde teremos exemplos de modelos já implementados no Cofen. Soma-se a isso a troca de experiência com os representantes dos Conselhos Regionais de Enfermagem do Rio Grande do Sul e do Paraná”, considera.

A tesoureira do Coren/SC e auxiliar de enfermagem do Instituto de Cardiologia, Nelir de Fátima Filipini, acrescenta que essa capacitação traz mais segurança para a gestão com esclarecimento de várias questões. “É fundamental que os funcionários tenham essas capacitações permanentes, pois são eles que estão à frente dos processos”, frisa.

O “Controladoria Orienta” capacitará servidores dos Conselhos Regionais de todos os Estados e do Distrito Federal. “O Projeto acontecerá em todo o país por regiões, começamos aqui pelo Sul e ainda em novembro deveremos realizá-lo no Norte e no Sudeste. Para o Nordeste, estamos estudando a possibilidade de desenvolvermos em dois locais”, explica o Controlador Geral do Cofen, Gustavo Rocha Aquino Gonzalez.