Grupo de Trabalho recalculará impacto financeiro da implantação da jornada de 30h para profissionais de enfermagem

DSC00406Representantes dos trabalhadores e dos empregadores que compõem o Grupo de Trabalho para avaliação do impacto financeiro da jornada de 30h semanais para os profissionais de enfermagem concordaram em refazer os cálculos, diante das divergências apresentadas nos números pelas duas equipes (profissionais de enfermagem e empregadores).

Em reunião no dia 18 de setembro, estabeleceu-se parâmetros para o cálculo com base nos dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do Ministério do Trabalho e Emprego. “O resultado do Grupo de Trabalho representa uma grande vitória para os profissionais de enfermagem. Uma vez que conseguimos acordar um caminho para chegarmos ao número do impacto financeiro que haverá com a aprovação do Projeto de Lei 2295/2000, que regulamenta a jornada de 30h semanais para a categoria”, frisa a Conselheira do Coren/SC e Representante do Cofen no Fórum 30h Já, Enfermeira Drª Denise Pires.

O Grupo de Trabalho é composto por quatro representantes dos empregadores, incluindo os setores público e privado, e quatro representantes dos trabalhadores, são eles: economista do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), Clóvis Scherer, e três membros do Fórum 30h Já: Conselheira do Coren/SC, Enfermeira Drª Denise Pires; Diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS), técnico de enfermagem Mário Jorge; e Coordenadora do Fórum Nacional 30h Já, Enfermeira Solange Caetano.

A equipe de representantes dos empregadores e a equipe dos trabalhadores trabalharão separadamente no estudo do impacto financeiro. O resultado dos números de cada equipe será apresentado para o Grupo em encontro na próxima quinta-feira (27/09) em Brasília. No período da tarde, deste mesmo dia, a reunião será ampliada para mais representantes do “Fórum Nacional 30h Já – Enfermagem Unida por um Único Objetivo” e para representantes dos empregadores público e privado.