Conselheira do Coren/SC ministra palestra na Unicamp sobre Processo de Trabalho e Processo de Enfermagem

Professora Denise Pires - 25092012“A Enfermagem está voltada ao cuidado do ser humano, seja no tratamento de doenças ou na promoção da saúde e tem fundamental importância nas equipes de saúde”, ressaltou a Conselheira do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), Enfermeira Drª Denise Elvira Pires de Pires ao abrir os trabalhos do encontro dos Fóruns Permanentes – Esporte e Saúde da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Sob a temática “Processo de Enfermagem na atenção básica e nas urgências e emergências”, o evento reuniu profissionais de enfermagem de diversas instituições, estudantes e professores, durante os dias 25 e 26 de setembro, no auditório da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, em São Paulo.

Na palestra “Processo de Trabalho e Processo de Enfermagem” da Conselheira do Coren/SC, Drª Denise Elvira Pires de Pires, foi abordada a Resolução do Cofen 358/2009, que dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem. “Prestar cuidados requer registro sistemático, embasado no conhecimento científico, e organização quanto ao método, pessoal e instrumentos. Processo de Enfermagem é, portanto, um instrumento metodológico que orienta o cuidado profissional de enfermagem e a documentação da prática profissional. A operacionalização e a documentação do Processo de Enfermagem evidenciam a contribuição da enfermagem na atenção à saúde da população, aumentando a visibilidade e o reconhecimento profissional”, ensinou.

A Enfermeira Drª Denise Pires também explanou sobre responsabilidade técnica e ética. A primeira diz respeito à competência técnica para o cuidar e a segunda inclui o respeito aos princípios, direitos, deveres e proibições pertinentes à conduta ética dos profissionais de enfermagem.

Além disso, a Conselheira do Coren/SC expôs sobre as principais lutas da categoria: fortalecer as entidades que representam a profissão na sociedade; defender o direito à saúde para o conjunto da população; defender ações tecnicamente competentes e seguras para trabalhadores e usuários; lutar por condições de trabalho adequadas; e investir na produção de conhecimentos para o fortalecimento da enfermagem enquanto disciplina do âmbito da ciência.

Sobre os Fóruns Permanentes

A proposta dos Fóruns Permanentes, promovidos pela Coordenadoria Geral da Universidade (CGU), é fomentar o desenvolvimento cultural, social e econômico do país, por meio do intercâmbio de experiências e pesquisas feitas por profissionais e estudantes da Unicamp e profissionais de outras instituições da sociedade. Esta edição contou com a realização do Congresso Científico dos Estudantes de Enfermagem (CoCEnf) e do Centro Acadêmico de Enfermagem (CAE). Também participaram da organização o Departamento de Enfermagem da FCM, a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn – Regional Campinas) e o Grupo de Estudo e Pesquisas em Educação e Práticas em Enfermagem e Saúde (GEPEPES).

Sobre a Enfermeira Drª Denise Elvira Pires de Pires

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1977), possui Mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988), Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1996), Pós-Doutorado na University of Amsterdam (2004). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atuando no Departamento de Enfermagem e no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. É membro do grupo de Pesquisa PRAXIS: Trabalho, Cidadania, Saúde e Enfermagem. Desenvolve pesquisas sobre o processo de trabalho em saúde e políticas de saúde. É membro do Conselho Editorial das revistas: Texto & Contexto, Enfermagem e Revista Brasileira de Enfermagem e Editora Associada da revista Enfermagem em Foco. Consultora ad-hoc das revistas Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ) e Revista Latino-Americana de Enfermagem (Ribeirão Preto). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: reestruturação produtiva e trabalho em saúde, história das profissões de saúde, organização do trabalho em saúde, processo de trabalho em saúde e enfermagem, saúde do trabalhador, políticas de saúde, saúde e enfermagem. Foi eleita Presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina na gestão 2008-2011 e é Conselheira na gestão 2012-2014.

Crédito da foto: Isaías Teixeira – Unicamp