Cofen recomenda que Cursos de Enfermagem à distância não sejam reconhecidos

Conselho enviou Minuta de Recomendação ao MEC recomendando a revisão dos Cursos de Graduação na modalidade EAD

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), por meio de uma Minuta de Recomendação enviada ao Ministério da Educação, recomenda que os Cursos de Graduação em Enfermagem na modalidade à distância não sejam reconhecidos.

No documento, o Cofen ainda manifesta a intenção de que sejam revisadas as autorizações já concedidas para essas modalidades de cursos.

De acordo com a autarquia, os atuais Cursos de Graduação de Enfermagem reconhecidos devem atender às Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação do Enfermeiro, com os seguintes requisitos: 4.000 horas mínimas de duração do curso (Resolução CNE/CES nº 4/2009); titulação do corpo docente; relação professor/aluno adequada para atividades teóricas e práticas; campos de práticas definidos; e regras específicas para a realização de estágio curricular, de forma que os educandos obtenham as competências e habilidades suficientes dos profissionais para instrumentalizá-los ao exercício profissional seguro.

Desse modo, de acordo com as exposições colocadas na Minuta, os conceitos dos Cursos de Graduação de Enfermagem na modalidade à distancia precisam ser revisados e deve-se atentar para o fato de que não é concebível que um futuro trabalhador do Sistema Único de Saúde, que cuidará diretamente de usuários nos mais diversos cenários, seja formado apenas utilizando-se dos meios de educação à distância.

Confira aqui a minuta encaminhada ao Ministério da Educação.