Corens da Região Sul apresentam projetos ao Cofen para realizar Conferências de Enfermagem

Os três Conselhos Regionais de Enfermagem da Região Sul do país (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) uniram-se e definiram estratégias para proporcionar espaço de reflexão entre os profissionais de enfermagem sobre a profissão, os avanços e os desafios.

A realização de Conferências foi a proposta defendida pelos Presidentes e assessores dos três Corens. A intenção é realizar primeiramente Conferências abrangendo as subseções, depois promover Conferências Estaduais e para finalizar, a 1ª Conferência de Enfermagem dos Conselhos da Região Sul (1ª Conersul). “Com essas conferências, vamos elaborar em conjunto Carta de Intenções da Região Sul, estabelecendo as diretrizes e as prioridades das ações dos Conselhos Regionais de Enfermagem da Região Sul e encaminhá-la ao Conselho Federal de Enfermagem (Cofen)”, destaca a Presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), Enfermeira Drª Felipa Amadigi.

Os projetos para viabilizar recursos financeiros para a realização dessas Conferências foram apresentados ao Cofen.

“Esta proposta conta com o apoio do Conselheiro Federal do Cofen, Dr. Gelson Albuquerque. Quando estivemos reunidos em setembro deste ano, ele mostrou-se favorável à ideia de ouvir diretamente dos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem as reivindicações”, contou a Coordenadora de Fiscalização do Conselho Regional de Santa Catarina (Coren/SC), Helga Bresciani.