Coren/SC e instituições de saúde de Joinville definem mecanismos para aprimorar qualidade dos estágios de Enfermagem e segurança dos usuários

DSC04387Diante da preocupação com a formação dos profissionais de Enfermagem – especialmente nos estágios curriculares supervisionados, que ocorrem em hospitais, ambulatórios, unidades de saúde e comunidades – representantes de instituições de saúde de Joinville fizeram contato com o Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) para verificar que medidas podem ser estabelecidas para aprimorar o aprendizado. O Coren/SC organizou reunião na segunda-feira (15/10), em Joinville, para identificar fragilidades e propor melhorias.

“Nossa intenção é contribuir para a qualidade da formação dos futuros profissionais de Enfermagem e consequentemente refletir em melhor atendimento à população. O papel do Coren/SC não é o de fiscalizar instituições de ensino, mas pode auxiliar o trabalho do Conselho Estadual de Educação com informações relevantes sobre problemas e soluções identificados nas instituições de ensino, analisando a conduta dos estudantes nos estágios em unidades de saúde, pronto atendimentos, hospitais e clínicas”, destaca a Presidente do Coren/SC, Drª Felipa Amadigi.

“Se tornarmos mais exigentes os campos de estágio, com certeza vamos formar profissionais mais qualificados. As instituições de saúde podem e devem estabelecer critérios para os estágios”, complementou o Conselheiro Douglas Calheiros Machado.

Na reunião, o Coren/SC e as instituições de saúde participantes (Hospital Materno Infantil de Joinville, Maternidade Darcy Vargas, Hospital Municipal São José, Secretaria Municipal de Saúde de Joinville e Hospital Bethesda) acordaram em observar os seguintes mecanismos para receber estagiários de Enfermagem dos cursos técnicos:

1. solicitar que o professor da instituição de ensino esteja regularmente inscrito no Coren/SC;
2. solicitar que a instituição apresente o Enfermeiro Responsável Técnico;
3. requerer que o professor responsável pelo estágio tenha vínculo empregatício com a instituição de ensino;
4. visitar instituições de ensino que formalizarem Termo de Compromisso com a instituição de saúde para analisar estrutura para aulas práticas e teóricas do curso técnico de Enfermagem;
5. elaborar relatório de estágio, descrevendo problemas identificados;
6. respeitar a proporcionalidade entre número de estagiários por nível de complexidade da assistência de Enfermagem, conforme estabelecido no artigo 2º da Resolução do Cofen nº 371/2010:
I – assistência mínima ou autocuidado – pacientes estáveis sob o ponto de vista clínico e de Enfermagem e fisicamente autossuficientes quanto ao atendimento das necessidades humanas básicas – até 10 (dez) alunos por supervisor;
II – assistência intermediária – pacientes estáveis sob o ponto de vista clínico e de Enfermagem, com parcial dependência das ações de Enfermagem para o atendimento das necessidades humanas básicas – até 8 (oito) alunos por supervisor;
III – assistência semi-intensiva – cuidados a pacientes crônicos, estáveis sob o ponto de vista clínico e de Enfermagem, porém com total dependência das ações de Enfermagem quanto ao atendimento das necessidades humanas básicas – até 6 (seis) alunos por supervisor;
IV – assistência intensiva – cuidados a pacientes graves, com risco iminente de vida, sujeitos à instabilidade de sinais vitais, que requeiram assistência de Enfermagem e médica permanente e especializada – até 5 (cinco) alunos por supervisor.
Os profissionais do Coren/SC destacaram que as consultas de regularidade financeira e de Enfermeiro Técnico Responsável podem ser realizadas diretamente no site: www.corensc.gov.br. Em caso de dúvidas, os fiscais da subseção do Coren/SC em Joinville, Charles de Souza e Deyse Bertotti, estarão à disposição para auxiliar.