“Comissões de ética em enfermagem: importância para as instituições e trabalho da Enfermagem” é tema de colóquio em Joinville

Para orientar as instituições de saúde sobre a importância de instituir Comissões de Ética em Enfermagem e para sensibilizar os estudantes (futuros profissionais) para essa questão, Coren/SC, Núcleo Aben Joinville e Curso de Graduação em Enfermagem Bom Jesus/Ielusc promovem nesta segunda-feira (22/10) o Colóquio “Comissões de ética em enfermagem: importância para as instituições e trabalho da Enfermagem”. O evento tem entrada franca e inicia às 14h30 no auditório do Bom Jesus/Ielusc, em Joinville.

“As comissões de ética nas instituições devem agir de modo proativo para contribuir na melhoria contínua do processo de cuidar; detectar precocemente situações que possam ocasionar erros; participar na educação permanente dos envolvidos; fomentar a importância do trabalho de enfermagem organizado e documentado. Assim, vamos garantir o cuidado de enfermagem qualificado e fortalecer o trabalho dos profissionais de Enfermagem”, explica a facilitadora do Colóquio, Rosilda Veríssimo da Silva, que é representante do Coren/SC e professora do curso de Graduação em Enfermagem da Associação Educacional Luterana BOM JESUS/IELUSC.

Conforme artigo 3º, da Decisão do Coren/SC nº 002/2006, as Comissões de Ética de Enfermagem têm como finalidade:
I – Divulgar, aos profissionais de Enfermagem da Instituição de Saúde, o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, o Regimento Interno da CEEn e as normas éticas e disciplinares referentes ao exercício profissional.
II – Orientar a conduta ética dos profissionais de Enfermagem da Instituição.
III – Zelar pelo exercício profissional e ético dos profissionais da Enfermagem.
IV – Averiguar denúncias ou fatos não éticos que envolvem profissionais de Enfermagem, conforme disposto no Art. 39, incisos XI, XII e XIII do Regimento Interno da CEEn.
V – Encaminhar ao COREN-SC relatórios circunstanciados sobre fatos ou denúncias relativas ao exercício não ético de profissionais de Enfermagem”.

Instituições de saúde que possuírem 20 ou mais profissionais de Enfermagem poderão constituir Comissão de Ética. Os órgãos que tiverem menos de 20 profissionais de Enfermagem poderão formar a Comissão de Ética Interinstitucional.

A escolha dos membros das Comissões deverá ser feita por eleição direta e secreta, convocada pela Gerência do Órgão de Enfermagem da respectiva Instituição de Saúde.

Confira na íntegra a Decisão do Coren/SC nº 002/2006, que atualiza as normas referentes à criação de Comissões de Ética de Enfermagem (CEEn) nas instituições de saúde do Estado de Santa Catarina.

Colóquio “Comissões de ética em enfermagem: importância para as instituições e trabalho da Enfermagem”
Data: segunda-feira (22 de outubro)
Hora: 14h30
Local: Auditório do Bom Jesus/Ielusc, localizado na Rua Princesa Isabel, 438 Centro, Joinville.
Promoção: Coren/SC, Núcleo Aben Joinville e Curso de Graduação em Enfermagem Bom Jesus/Ielusc