Ícone da enfermagem ganha sua primeira exposição na Bahia

Primeira mulher na Bahia a exercer um cargo de Secretária de Estado, a enfermeira e filósofa Maria Ivete Oliveira ganha exposição especial no Museu Nacional de Enfermagem Anna Nery (MuNEAN), em Salvador, a partir do próximo dia 29 de outubro. Para a abertura, que acontece às 15h30, vão comparecer parentes e amigos da homenageada, além de personalidades que conviveram de perto com ela.

Natural de Serrinha, cidade localizada a 173 km de Salvador, Maria Ivete foi Secretária do Trabalho e Bem Estar Social da Bahia de 1975 a 1979. Foi presidente do Instituto de Previdência do Servidor do Estado (IAPSEB) e a primeira presidente do Banco da Mulher na Bahia.

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), cursou pós-graduação em Pedagogia na Universidade de Boston e em Metodologia da Pesquisa na Universidade da Califórnia, ambas nos Estados Unidos, além de ter sido presidente das duas maiores entidades da Enfermagem no Brasil: o Conselho Federal e a Associação Brasileira de Enfermagem.

Maria Ivete foi uma das mais expressivas lideranças femininas da Bahia, trazendo experiências internacionais para o Estado, como, por exemplo, o Projeto Integração Docente-Assistencial da UFBA.

Em 1998, durante solenidade que lhe conferiu o título de Professora Emérita da Universidade Federal da Bahia, Maria Ivete agradeceu da seguinte forma: “Ter escolhido a profissão de enfermagem, quando tantas portas estavam abertas para seguir outros destinos, foi sem dúvida um grande desafio. Enfrentar preconceitos ao pleno exercício profissional e aos limites impostos pela sociedade ao trabalho da mulher fora do lar, sobretudo naquelas décadas dos anos 50 e 60, somente fizeram fortalecer a minha disposição para vencer os obstáculos”.

Exposição Maria Ivete
Quando: 29 de outubro
Horário: 15h30
Local: Sala Multiuso do MuNEAN, Rua Maciel de Cima (atualmente Rua João de Deus), nº 05, Pelourinho – Centro Histórico, Salvador.

Fonte: MuNEAN