Coren/SC participa da 64º Congresso Brasileiro de Enfermagem, em Porto Alegre

Quatro dias de discussões e reflexões sobre as práticas e futuro dos profissionais de enfermagem. O 64º Congresso Brasileiro de Enfermagem (CBEn) reuniu mais de 4 mil participantes em quatro conferências, 11 mesas-redondas, quatro painéis dialogados, quatro oficinas, 13 cursos, 2.216 trabalhos apresentados em pôsteres, 271 trabalhos apresentados em sessões coordenadas, 57 trabalhos distribuídos em 7 sessões de prêmios, 20 trabalhos na mostra nacional de experiências de enfermagem em atenção primária de saúde e saúde da família e lançamento de 22 livros. Promovido pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), o evento aconteceu de 29 de outubro a 1º de novembro em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

Santa Catarina esteve representada no Congresso pelas Conselheiras do Coren/SC: Enfermeira Dra. Janete Elza Felisbino (Secretária do Coren/SC), Auxiliar de Enfermagem Nelyr Filipini (tesoureira) e Enfermeira Janara Caroline Ribeiro (membro suplente), além da Conselheira Enfermeira Dra. Denise Pires, que participou da mesa-redonda: “Políticas públicas: Enfermagem, organizações não governamentais e usuários” e ministrou palestra, destacando as lutas da enfermagem, em especial sobre a regulamentação da jornada de 30h semanais para a categoria. Do Estado, também marcaram presença: a Presidente da ABEn-SC, Maristela Assumpção de Azevedo, e a Vice-Presidente da ABEn-Nacional e a Coordenadora do Departamento de Fiscalização e Ética do Coren/SC, Enfermeira Msc. Helga Bresciani.

“O Congresso enfatizou, por meio dos assuntos abordados, as novas estratégias de ação voltadas para Atenção Básica, e os discursos fortaleceram a visão de requalificar os auxiliares de enfermagem, além de fomentar ideias para incentivar os profissionais a se especializarem em diversas áreas da enfermagem”, citou a Conselheira Nelyr Filipini.

Sob a temática “O Empoderamento da Enfermagem na Aliança com o Usuário”, o evento focou na importância dos profissionais de enfermagem conquistarem também espaços de lideranças, a exemplo da gestão de Secretarias Municipais, Estaduais e unidades básicas de saúde.

Na linha de reflexão sobre o tema central do CBEnf, a Conselheira Janete Elza Felisbino considerou: “as mesas e trabalhos apresentados versaram sobre as organizações de enfermagem e o empoderamento das categorias profissionais, o papel da enfermagem na gestão e na construção das políticas públicas de saúde e a representatividade nos espaços de controle social, permeados ainda, pela IV Mostra de enfermagem na atenção básica/saúde da família, proporcionando aos participantes oportunidade de discussão e reflexão sobre a trajetória que a enfermagem deve trilhar nas lutas por conquistas profissionais”.

Na oportunidade, as Conselheiras catarinenses aproveitaram para visitar a sede do Coren/RS, conhecer sua estrutura e trocar ideias sobre os processos de atendimento ao profissional de enfermagem daquele Regional.