Representante de Santa Catarina no Cofen, Conselheiro Gelson Albuquerque, explana sobre prospecção para área da Enfermagem

DSC04545Da formação, passando pelo estágio, pelo mercado de trabalho até a atualização profissional. O Conselheiro do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), representante de Santa Catarina, Dr. Gelson Albuquerque, apontou as perspectivas para a enfermagem catarinense e brasileira durante Encontro Técnico dos Coordenadores de Saúde do Senac/SC, na quinta e sexta-feira (08 e 09 de novembro), em Florianópolis.

Sobre a abertura de novos cursos de Enfermagem, o Conselheiro Federal considerou: “Antes da abertura de cursos de Enfermagem, é preciso avaliar as lacunas de mercado e as necessidades regionais, que devem ser parametrizados pelos indicadores e potencial de absorção de novos estudantes e futuros egressos pelo Sistema Único de Saúde. É por isso o Cofen defende que a abertura de cursos de Enfermagem tenha início no Conselho Nacional de Saúde, devendo esta apreciação somente seguir adiante após parecer que seria terminativo”.

O Conselheiro apresentou dados atualizados do número de profissionais de Enfermagem no país: são cerca de 1,8 milhão de trabalhadores. Desse total, quase 42% são técnicos de enfermagem. “Há demanda enorme de educação permanente para estes trabalhadores. Precisamos ampliar as especializações pós-médio, bem como abrirmos negociações para que os planos de cargos e carreira valorizem esta formação. Assim, estaremos qualificando os trabalhadores, possibilitando a oferta de um cuidado mais seguro às populações.” Além disto, elegemos a formação dos auxiliares de enfermagem em técnicos de enfermagem, como uma ação prioritária daqueles que estão envolvidos no campo da enfermagem e saúde”.

Dr. Gelson Albuquerque destacou ainda a importância da atualização permanente dos profissionais, enfatizando nos aspectos de competências e de habilidades. Detalhou também o trabalho do Cofen para contribuir com o aprimoramento do exercício profissional, a exemplo do Programa Proficiência e a recomendação para que os Cursos de Enfermagem 100% à distância não sejam autorizados e reconhecidos. “O Cofen, em parceria com os Conselhos Regionais, investiu e está investindo muito para atualização e aprimoramento profissional dos enfermeiros, auxiliares e técnicos de Enfermagem no Programa Proficiência, oferecendo cursos gratuitos de curta duração para os profissionais que estão em situação regular perante os Conselhos Regionais”, citou.

A palestra do Dr. Gelson Albuquerque foi complementada na sequência pela palestra “Qualidade na Formação dos Profissionais de Enfermagem: Interface com o Conselho Regional de Enfermagem”, ministrada pela Presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), Dra. Felipa Amadigi.

Dra. Felipa Amadigi ressaltou que a formação dos profissionais de Enfermagem precisa ir além da técnica e dos procedimentos, necessita resgatar os valores humanos, relacionais, éticos e políticos. “Instituir Comissões de Éticas nas instituições de saúde é um caminho viável para zelar pelo exercício ético dos profissionais de Enfermagem. Além disso, nomear Responsáveis Técnicos de Enfermagem otimiza o relacionamento entre as instituições de saúde e o Conselho”, avaliou.

Para uma das Responsáveis Técnicas da área da saúde do SENAC e organizadora do evento, enfermeira Daniella Farinella Jora, “as presenças do Conselheiro Federal e da Presidente do Coren/SC fortalecem o discurso do SENAC de continuar oferecendo cursos de qualidade e contribuindo assim para termos ótimos profissionais no mercado de trabalho. Esses pronunciamentos também ampliaram a nossa visão e podemos estudar várias questões levantadas”. Participaram do Encontro do SENAC, realizado anualmente, coordenadores dos cursos de saúde das 17 unidades do Estado, sendo que todos possuem enfermeiros na coordenação.