Qualidade na formação dos profissionais de Enfermagem é tema de palestra da Presidente do Coren/SC

DSC04552“A enfermagem está presente em todas as instituições assistenciais, sendo que na rede hospitalar está presente nas 24h de todos os 365 dias do ano. Fato que demonstra que uma assistência de qualidade depende diretamente da qualidade das ações desenvolvidas pela Enfermagem”, com essas palavras a Presidente do Coren/SC, Enfermeira Dra Felipa Amadigi, iniciou a palestra “Qualidade na Formação dos Profissionais de Enfermagem”.

A palestra integrou as atividades do Encontro Técnico dos Coordenadores de Saúde do Senac/SC, realizado na quinta e sexta-feira (08 e 09 de novembro) em Florianópolis. “A proposta do encontro – que reúne coordenadores dos cursos de saúde das 17 unidades, sendo que todos possuem enfermeiros na coordenação – é a atualização profissional, bem como: planejamento do turno, plano de ensino, avaliação e registro escolar”, explicou uma das Responsáveis Técnicas da área da saúde do SENAC e organizadora do evento, enfermeira Daniella Farinella Jora.

A Presidente do Coren/SC destacou a atuação do Conselho para o pleno exercício da profissão e explicou os princípios fundamentais da profissão. “O profissional de Enfermagem atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde com autonomia e em consonância com os preceitos éticos legais. Respeita a vida, a dignidade e os direitos humanos em todas as suas dimensões”, frisou.
Dra Felipa Amadigi sustentou a importância de instituir Comissões de Ética de Enfermagem nas instituições de saúde e nomear Enfermeiros Responsáveis Técnicos. “Essa estrutura conjunta fortalece a qualidade da assistência em Enfermagem com orientações e atualizações permanentes”, destacou.

O Encontro também contou com a palestra do representante de Santa Catarina no Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Conselheiro Dr. Gelson Albuquerque, que apontou as perspectivas para a enfermagem catarinense e brasileira. O Conselheiro defendeu como ponto primordial para a qualidade da assistência de Enfermagem a excelência na formação. Ressaltou que antes da abertura de cursos de Enfermagem, é preciso avaliar as lacunas de mercado e as necessidades regionais e que essa apreciação deve começar no Conselho Nacional de Saúde.

O Conselheiro vislumbra como nicho de mercado as especializações pós-médio e destaca a importância da atualização permanente dos profissionais. “O Cofen, em parceria com os Conselhos Regionais, investiu e está investindo muito para atualização e aprimoramento profissional dos enfermeiros, auxiliares e técnicos de Enfermagem no Programa Proficiência, oferecendo cursos gratuitos de curta duração para os profissionais que estão em situação regular perante os Conselhos Regionais. Além disso, o Cofen recomenda que os Cursos de Enfermagem 100% à distância não sejam autorizados e reconhecidos”, explica.

A organizadora do Encontro considerou as palestras fundamentais para fortalecer a visão do Senac e até estudar a possibilidade de ampliar o foco de atuação da instituição.