Coren/SC apoia Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea

Nesta semana, o Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) reforça na logomarca o apoio a uma causa nobre que pode salvar vidas: a doação de medula óssea. O objetivo da Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea, de 14 a 21 de dezembro, é aumentar o número de doadores voluntários cadastrados no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).

O transplante de medula óssea é muitas vezes o tratamento indicado para doenças que afetam as células do sangue, a exemplo de leucemia e linfomas. A chance de encontrar uma medula compatível é, em média, de 1 a cada 100 mil, por isso quanto mais doadores cadastrados, maior a probabilidade de achar um doador compatível.

Para se tornar um doador, o interessado com idade entre 18 e 55 anos deverá ir até um hemocentro, no caso de Santa Catarina o Hemosc; preencher o formulário com dados pessoais e coletar uma amostra de 5ml de sangue para testes. Os dados serão incluídos no Redome. Quando aparecer um paciente, a compatibilidade será analisada e se for comprovada, o doador será convidado a fazer a doação.

A Presidente do Coren/SC, Enfermeira Dra. Felipa Amadigi, conta que os profissionais de Enfermagem, responsáveis pelo cuidado das pessoas, dividem com freqüência essa angústia da busca do doador e cura com os pacientes e familiares. “Esse gesto representa a diferença entre a vida e a morte para uma pessoa doente, por isso o nosso apelo para ampliar o número de doadores”, enfatiza a Presidente.

Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea

A criação da Semana consiste em uma proposição do Deputado Federal Beto Albuquerque (PSB/RS) que perdeu o filho Pietro, de 19 anos, vítima de leucemia em 2009.

“A dor ajuda a recordar os 19 anos que convivemos com este menino lindo, inteligente e amoroso. A gente sente um buraco no coração. Mais do que lamentar, é necessário lutar para que você se cadastre como doador de medula. Vá ao Hemocentro. Para salvar o Pietro, faltou apenas um doador compatível. Evite que isso falte pra outro. Seja solidário. Obrigado!”, expressou Beto Albuquerque.

PARA SE CADASTRAR

Requisitos: Ter entre 18 e 55 anos incompletos e estar em bom estado de saúde. Levar documento de identidade oficial com foto e preencher um formulário.

A coleta: São coletados 5ml de sangue (amostra) para análise do código genético de compatibilidade (histocompatibilidade, HLA) comprováveis receptores.

Banco de dados: Os dados, juntamente com o resultado do exame de HLA, serão incluídos em um banco de dados, chamado Redome (Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea).

Compatibilidade: Quando aparecer um paciente, a compatibilidade será verificada com o possível doador que fará um exame clínico para confirmar o bom estado de saúde. Não há exigência quanto à mudança de hábitos de vida, trabalho ou alimentação. Se a compatibilidade for confirmada, a pessoa será consultada para decidir sobre a doação.

Vida nova: O procedimento de doação é muito simples, sem transtornos para quem doa, mas é uma atitude que para o doente será a diferença entre a vida e a morte.

Onde se cadastrar: No Hemocentro mais próximo.

Saiba mais sobre Transplante de Medula Óssea: http://www1.inca.gov.br/conteudo_view.asp?ID=125