Fiscalização garante mais qualificação dos serviços públicos municipais de Enfermagem em São Joaquim

A equipe do Coren/SC da subseção Lages conquistou resultados positivos em São Joaquim. Após fiscalização nas cinco unidades de saúde municipais (Novos Tempos, Raios de Sol, Flor de Liz, Girassol e Central) e Secretaria Municipal de Saúde de São Joaquim, os fiscais do Coren/SC recomendaram a nomeação de um Enfermeiro Responsável Técnico e elaboração de cálculo de dimensionamento dos profissionais de enfermagem.
Em nova vistoria, os fiscais constaram que as adequações foram cumpridas, reorganizando assim os serviços de enfermagem e garantindo assistência de qualidade aos usuários.

Assim como em São Joaquim, os fiscais do Coren/SC fiscalizaram todos as Secretarias Municipais dos 23 municípios abrangidos pela subseção de Lages, são eles: Abdon Batista, Anita Garibaldi, Bocaina do Sul, Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Campo Belo do Sul, Capão Alto, Celso Ramos, Cerro Negro, Correia Pinto, Curitibanos, Lages, Otacílio Costa, Painel, Palmeira, Ponte Alta, Ponte Alta do Norte, Rio Rufino, São Cristóvão do Sul, São Joaquim, São José do Cerrito, Urubici e Urupema.

A fiscalização de 100% das Secretarias Municipais de Saúde e 100% dos hospitais de médio e grande porte em todo o Estado neste ano constitui meta da Gestão Participação 2012-2014.

“A medida traz ganhos para o trabalho dos profissionais de enfermagem, uma vez que além da fiscalização do adequado exercício ético-profissional da Enfermagem no Estado de Santa Catarina, os enfermeiros fiscais do Coren/SC verificam se a instituição conta com enfermeiro Responsável Técnico, avaliam o dimensionamento de pessoal e esclarecem dúvidas sobre o exercício profissional”, ressalta a Presidente do Coren/SC, Enfermeira Dra. Felipa Amadigi.

Considerando toda Santa Catarina, já foram fiscalizados 96% dos hospitais de grande porte, 75% dos hospitais de médio porte e 76% das Secretarias Municipais de Saúde, de janeiro a outubro.