Conselheiras do Coren/SC reiteram para Deputados Federais Catarinenses importância da aprovação do PL 2295/2000

DSCN1745_corteMunidas com panfletos que enumeram os 25 motivos para aprovação do Projeto de Lei 2295/2000, que regulamenta a jornada de 30 horas semanais para os profissionais de Enfermagem, as Conselheiras do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) Janara Caroline Ribeiro e Maria do Carmo Vicensi percorreram todos os gabinetes dos Deputados Federais catarinenses na Câmara Federal para relatar essa importante luta da Enfermagem e sensibilizá-los para encaminharem novos requerimentos para inclusão do Projeto de Lei na Ordem do Dia para aprovação e votação. O projeto está tramitando no Congresso Nacional há quase 13 anos.

As Conselheiras do Coren/SC destacaram na conversa com os Deputados os motivos para regulamentação da jornada de 30 horas semanais para a categoria. “A regulamentação da jornada de trabalho em 30 horas semanais tem por finalidade, além de garantir condições dignas de trabalho para os profissionais, oferecer serviços de enfermagem seguros e com qualidade à população”, explicou a Conselheira Janara Caroline Ribeiro. “Nós representamos todos os trabalhadores de Enfermagem de Santa Catarina, sabemos que a luta pela regulamentação das 30 horas é árdua e vamos continuar com o mesmo comprometimento e empenho até o momento da aprovação”, complementou a Conselheira Maria do Carmo Vicensi.

002_corteDelegações de outros Estados também concentraram as atividades no contato direto com os Deputados Federais da respectiva Unidade Federativa. Durante o tempo em que as Conselheiras estiveram em Brasília, nos dias 20 e 21 de novembro, representantes dos Estados do Pará, São Paulo, Minas Gerais e Sergipe visitavam os respectivos Gabinetes. A Presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Enfermeira Dra. Márcia Cristina Krempel, participou e acompanhou as diversas atividades.

Além disso, as Conselheiras de Santa Catarina distribuíram material informativo sobre a causa em locais estratégicos de passagem dos Deputados e assessores. Também orientaram a população que passava pelo local sobre a importância da aprovação das 30 horas semanais para os profissionais de Enfermagem e os reflexos positivos para os usuários dos serviços de saúde. Houve ainda reunião dos representantes do Fórum Nacional 30 Horas Já! com o Deputado Mauro Nazif (PSB-RO), que declarou novamente apoio à causa.

As atividades das Conselheiras de Santa Catarina integram a intensificação das mobilizações pela aprovação do PL 2295/2000, proposta pelo “Fórum Nacional 30h Já – Enfermagem unida por um único objetivo” com apoio do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Conselhos Regionais, Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS) e Associação Nacional de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (Anaten). O “Fórum Nacional 30h Já – Enfermagem unida por um único objetivo” está planejando novas estratégias para encaminhamentos e fortalecimento dessa luta.

Acompanhe aqui os 25 motivos para aprovação do projeto que regulamenta a jornada de trabalho em 30 horas semanais para os profissionais de Enfermagem.