Hospital São José e Maternidade Chiquinha Gallotti, em Tijucas, cumpre notificação emitida pelo Coren/SC

O Hospital São José e Maternidade Chiquinha Gallotti, de Tijucas, contratou profissionais de Enfermagem, adequou o Manual de Normas e Rotina de Enfermagem e começou a implantar a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), após fiscalização e notificação do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) em setembro de 2012.

Em fiscalização de retorno, a Enfermeira Fiscal do Coren/SC constatou adequações. “É muito gratificante quando voltamos às instituições e percebemos que as nossas recomendações foram cumpridas para a assistência segura e de qualidade para os usuários e para os próprios profissionais”, cita a Enfermeira Fiscal Jennifer Nesso.

A fiscalização do exercício da Enfermagem consiste em uma das atividades do Coren/SC. Durante a fiscalização, os Enfermeiros Fiscais orientam os profissionais de Enfermagem sobre o exercício ético profissional e legislação vigente, verificam se a instituição conta com Enfermeiro Responsável Técnico, avaliam o dimensionamento de trabalhadores de Enfermagem, bem como se os profissionais de Enfermagem estão regularmente inscritos no Conselho. Se observada alguma irregularidade, concedem prazo para adequação e novamente fiscalizam para verificar se as notificações foram cumpridas. Encerradas as possibilidades de solução via notificação, o processo de fiscalização é encaminhado ao jurídico para adoção das medidas judiciais cabíveis.