Comissão de Ética de Enfermagem do Hospital Universitário toma posse

Em sessão solene no Auditório do Hospital Universitário (HU) Professor Polydoro Ernani de São Thiago, em Florianópolis, dez profissionais de Enfermagem tomaram posse para compor a Comissão de Ética de Enfermagem da instituição no biênio 2013-2015. As atividades da Comissão iniciaram em 23 de janeiro de 2013 (dia da posse) e seguirão até 22 de janeiro de 2015.

O Hospital Universitário é atualmente a instituição de saúde no Estado com maior número de trabalhadores de Enfermagem.

Como membros efetivos, foram empossados: as Enfermeiras Silvana Alves Benedet e Michele Edianez Gayeski; os Técnicos de Enfermagem Paulo Ricardo Ferreira da Rocha e Elvira Besen; e as Auxiliares de Enfermagem Rosane Kupas e Letícia Souza de Freitas. E como membros suplentes: Enfermeiras Cinara Porto Pierezan e Luizita Henckemaier; e as Técnicas de Enfermagem Ilsomir Sebastião da Silva e Marcia Milene Pfleger Vitório.

DSC04740_ajustadocomcorte

A cerimônia de posse foi conduzida pela Presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), Enfermeira Dra. Felipa Amadigi; pela Coordenadora da Comissão de Ética do Coren/SC, Enfermeira Msc. Tânia Soares Rebello; pelo Diretor Geral do HU, Dr. Carlos Alberto Justo da Silva; e pela Gerente de Enfermagem do HU, Eliane Matos.

Para a Gerente de Enfermagem Eliane Matos, “a Comissão de Ética de Enfermagem desenvolve atribuição fundamental para identificar necessidades e deste modo atuar em parceria com o setor de Educação na capacitação permanente da equipe. Representa assessoria para o gestor e maior proximidade com o órgão de classe”, citou.

A Coordenadora da Comissão de Ética do Coren/SC, Enfermeira Msc. Tânia Soares Rebello, acrescentou: “Tenho certeza que o sonho de todos nós, profissionais de Enfermagem, é que a Enfermagem seja reconhecida nacional e mundialmente como um profissão séria, ética e imprescindível para a sociedade. Instituir Comissão de Ética na Instituição contribui para esse nosso objetivo, uma vez que a Comissão deve orientar a equipe de Enfermagem sobre o comportamento ético-profissional”.

A Presidente do Coren/SC destacou que o Hospital Universitário representa ator importante na história da Enfermagem e do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina. “Hoje, muitos membros do HU são colaboradores do Coren/SC, a exemplo das Conselheiras Jaçany Aparecida Borges Prudente e Rafaela Serpa, e da Coordenadora da Comissão de Ética do Coren/SC, Tânia Soares Rebello, que é aposentada da instituição e integrou durante anos a Comissão de Ética de Enfermagem do Hospital Universitário”.

De forma sintética, a Presidente apresentou balanço das ações do Coren/SC: “Desde 2008, quando a Gestão Participação assumiu a gestão do Conselho, dobramos o número de Enfermeiros Fiscais, resultando em mais fiscalizações em defesa da profissão e da qualidade da assistência. No ano passado, foram quase 2 mil fiscalizações. Fiscalizamos: 100% dos hospitais de grande porte, 82,6% dos hospitais de médio porte, 68,75% dos hospitais de pequeno porte e 61,77% das Secretarias Municipais de Saúde. Além disso, em 2012, foram 69 denúncias apreciadas, 6 processos éticos julgados, 120 ações civis públicas em tramitação reivindicando, principalmente, contratação de profissionais de Enfermagem. Também realizamos mais de 40 eventos no Estado para capacitação e valorização dos trabalhadores de Enfermagem”, explanou.

A Presidente detalhou o planejamento para 2013-2014: “Os próximos dois anos também serão de muitas atividades. Para este ano, estamos programando Conferências de Enfermagem, nos moldes da Conferência de Saúde; tem também mobilizações pela aprovação da jornada de 30h semanais; além da reedição da Série Cadernos Enfermagem “Consolidação da Legislação e Ética Profissional – Volume 1 – Revisada e Atualizada” e lançamento de outras duas publicações “Anotação da Responsabilidade Técnica do Profissional Enfermeiro” e “Comissões de Ética de Enfermagem das Instituições de Saúde”.

“Nos últimos anos, as organizações de Enfermagem de Santa Catarina – Conselho, Sindicatos e Associação – têm lutados pelos mesmos objetivos. Trabalham de forma articulada, apesar de terem atribuições diferentes. Essa nova postura fortalece a Enfermagem”, concluiu o Diretor do HU.

Também participaram da cerimônia de posse: a Conselheira do Coren/SC Jaçany Aparecida Prudente e a Secretária da Comissão de Ética do Coren/SC, Mariana Zabotti da Silva.

Comissão de Ética do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago
Membros Efetivos
Silvana Alves Benedet – Enfermeira