Clínica de Lages contrata profissional de Enfermagem, após fiscalização do Coren/SC

A contratação de profissional de Enfermagem para atuar na Clínica CDC – Centro Diagnóstico por Imagens, em Lages, foi uma das adequações cumpridas pela instituição para regularizar a notificação emitida pelo Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC).

A Clínica ainda: realizou o cálculo de dimensionamento de pessoal de Enfermagem; resolveu a situação de estagiários de Enfermagem, que devem ser supervisionados por Enfermeiro (atualmente a clínica não possui estagiários de Enfermagem); regularizou a Certidão de Responsabilidade Técnica e solicitou que os profissionais de Enfermagem da instituição quitassem os débitos com o Conselho, solicitação que também foi atendida.

As Enfermeiras Fiscais do Coren/SC – Subseção Lages constataram as adequações às normas em fiscalização de retorno à instituição. “A instituição adequou-se aos itens que foram notificados em benefício de uma assistência segura e qualificada. Deste modo, seguiu as orientações do Conselho sem a necessidade de nova notificação para estar de acordo com as determinações legais”, citou a Enfermeira Fiscal Lilian Farias Heinzen.

A fiscalização às instituições de saúde constitui uma das ações do Coren/SC em defesa da profissão e da qualidade da assistência em Enfermagem. Somente no ano passado, o Coren/SC realizou quase 2 mil fiscalizações. Na Subseção Lages, foram aproximadamente 300.

Caso a notificação do Conselho não fosse cumprida, o Departamento Jurídico do Coren/SC tomaria as medidas judiciais cabíveis.