SindSaúde reconhece atuação do Coren/SC, durante greve dos servidores estaduais

Antes, durante e depois da greve dos servidores estaduais da saúde. O trabalho do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) em defesa da profissão de Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem e pela garantia da assistência segura e de qualidade em Enfermagem é constante.

A atuação do Coren/SC foi reconhecida pela equipe do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde Público Estadual e Privado de Florianópolis (SindSaúde/SC), que organizou encontro no sábado (02 de fevereiro), em Biguaçu, para homenagear as entidades e servidores que contribuíram para solucionar o impasse da greve dos servidores estaduais de saúde no final do ano passado. “Foi um momento de agradecer às entidades e aos servidores pela vitória da saúde. O Coren/SC desempenhou e desempenha um papel fundamental por apoiar a luta por condições dignas de trabalho e valorizar o trabalho dos profissionais de Enfermagem na saúde pública”, citou o Diretor do SindSaúde, Nereu Sandro Espezim.

Durante a greve, o Conselho orientou Responsáveis Técnicos e Gerentes de Enfermagem sobre direitos e deveres dos profissionais de Enfermagem em momentos de greve. Promoveu reunião entre representantes do Conselho, do SindSaúde e o Promotor do Trabalho para verificar estratégias que garantissem a abertura de negociação entre trabalhadores e Governo do Estado.

O Coren/SC e a Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Santa Catarina (ABEn/SC) ressaltaram em reunião com o Secretário de Estado da Saúde a necessidade de abertura imediata de negociação com a categoria para garantir assistência segura e de qualidade para os cidadãos catarinenses, bem como melhores condições de trabalho para os profissionais de Enfermagem e carga horária de 30 horas semanais para a Enfermagem.

Cabe ressaltar que durante todo o ano os Enfermeiros Fiscais do Coren/SC fiscalizaram as instituições de saúde pública no Estado – a exemplo de hospitais, clínicas e centros de saúde – para avaliar o dimensionamento das equipes de Enfermagem, orientar os profissionais sobre o exercício ético-profissional, entre outras averiguações.

Acompanhe o pronunciamento da Presidente do Coren/SC, Enfermeira Dra. Felipa Amadigi, sobre a greve na Audiência Pública da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc).