Representante de Santa Catarina no Cofen, Dr. Gelson Albuquerque, e Conselheiros do Coren/SC planejam Conferências de Enfermagem

DSC04821
Idealizador da proposta de realizar Conferências Regionais de Enfermagem, o representante de Santa Catarina no Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Conselheiro Dr. Gelson Albuquerque, reuniu-se na quarta-feira (20/02/2013) com Conselheiros e assessores do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) para definir diretrizes para as Conferências de Enfermagem que serão realizadas neste ano em diversas regiões do Estado. O encontro aconteceu na sede do Coren/SC, em Florianópolis.

O projeto foi apresentado ao Cofen no final do ano passado em busca de apoio. O Conselheiro Federal ressaltou que é fundamental otimizar os recursos e ações, estabelecendo parcerias com instituições de ensino e de saúde e entidades representativas da Enfermagem. “Ações articuladas são mais eficientes em vários aspectos: mobilização da categoria, divulgação, contenção de despesas, definição de prioridades para a categoria com pluralidade de opiniões, bem como visibilidade e valorização da profissão de Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem”, cita o Conselheiro Federal Dr. Gelson Albuquerque.

O Conselheiro Federal frisou que defenderá no Plenário do Cofen o projeto das Conferências e ainda concentrará esforços para conquistar recursos em outras esferas federais.

Os Conselheiros do Coren/SC ressaltaram que já começaram as articulações no Estado.

Entenda o projeto das Conferências
Os Conselhos de Enfermagem de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul estão organizando em conjunto conferências para discutir com os profissionais de Enfermagem diretrizes e prioridades para as ações a serem realizadas. O planejamento prevê primeiramente Conferências abrangendo sede e subseções; depois, Conferências Estaduais e por último acontecerá a 1ª Conferência Regional de Enfermagem dos Conselhos (1ª Corenf).

Sob a temática “Enfermagem: quem somos, como estamos e onde queremos chegar”, os grupos de trabalho da 1ª Corenf apreciarão as propostas elencadas nas Conferências Estaduais. Ao final dos trabalhos, será formulada Carta de Intenções, que será enviada ao Cofen.

Mais informações
Em breve serão divulgadas mais informações sobre as Conferências. Acompanhe o site do Coren/SC: www.corensc.gov.br e fique por dentro!