Subseção Blumenau: Palestra orienta profissionais de Enfermagem do Hospital Santo Antônio para dimensionamento de pessoal

HSA 20-02-13_corteVocê sabe qual o quantitativo de profissionais de Enfermagem adequado para a unidade assistencial onde trabalha? Os conhecimentos que muitos profissionais de Enfermagem aprenderam nos cursos de formação sobre Dimensionamento de Pessoal de Enfermagem foi relembrado em palestra do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) para os Enfermeiros do Hospital Santo Antônio, de Blumenau.

O Enfermeiro Fiscal do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) – subseção Blumenau, Daniel Matias Ghizoni, relatou aos Enfermeiros do Hospital Santo Antônio os parâmetros, a fórmula de cálculo para o Dimensionamento das Equipes de Enfermagem e esclareceu as dúvidas sobre a Resolução Cofen nº 293/2004, que fixa e estabelece parâmetros para o Dimensionamento do Quadro de Profissionais de Enfermagem nas Unidades Assistenciais das Instituições de Saúde e Assemelhados.

“Enfocamos primeiramente quais os parâmetros fundamentais para o desenvolvimento do cálculo de dimensionamento de Enfermagem, como taxa de ocupação, porte da instituição, complexidade dos pacientes atendidos, entre outros. Depois passamos para o estudo da Constante de Marinho, utilizada no cálculo de dimensionamento e fizemos estudos de caso para assimilação do conteúdo e resolução de questões na prática”, conta o palestrante.

Temas de interesse da Enfermagem também foram esclarecidos pelo Enfermeiro Fiscal do Coren/SC – subseção Blumenau, como: luta pela regulamentação da jornada de 30h semanais; piso salarial para a Enfermagem brasileira e Sistematização da Assistência de Enfermagem. “Também detalhamos a importância da atuação do Coren/SC com foco na área de abrangência da subseção Blumenau”, frisou o Enfermeiro Fiscal.

A realização da palestra atendeu a solicitação da Enfermeira Responsável Técnica do Hospital Santo Antônio, Ana Cláudia Pereira. “A palestra foi ótima. Os Enfermeiros realmente relembraram os conhecimentos e passaram a olhar a Enfermagem também de uma forma gerencial. Além disso, foi importante para que os profissionais de Enfermagem percebam o Coren/SC como um aliado à profissão, que tem um papel orientador”, avaliou.

Solicite palestras ao Coren/SC
Se sua instituição também tem dúvidas sobre Dimensionamento das Equipes de Enfermagem ou outras dúvidas relacionadas à profissão, contate o Coren/SC. No site www.corensc.gov.br, menu Fale Conosco, você pode solicitar a realização de palestras.