Semana da Enfermagem: Cofen aprova repasse de apoio aos Regionais

A ideia é apoiar os Conselhos Regionais na realização de eventos que valorizem o profissional de Enfermagem

Durante a realização da quarta Reunião Extraordinária Plenária (REP) deste ano, os Conselheiros Federais aprovaram o repasse de recursos para os Conselhos Regionais para a realização das atividades que serão desenvolvidas na Semana da Enfermagem. A decisão de repassar recursos foi a partir da capacidade dos Regionais de não poder arcar financeiramente com os Projetos.

Os Conselhos Regionais de pequeno e médio porte que apresentaram projetos de atividades para a Semana de Enfermagem foram contemplados com o repasse das verbas. Com isso, “o Cofen incentiva a concretização das diversas ações dos Conselhos Regionais que não apresentam condições, de sozinhos, arcarem com todas as despesas da Semana”, afirma o Presidente interino do Cofen, Osvaldo Albuquerque, que ainda destaca outros Programas de apoio ao Profissional, a exemplo do PLATEC e do Funad.

A realização da Semana de Enfermagem faz parte das comemorações em homenagem ao profissional da Enfermagem. Neste período, os Conselhos Regionais desenvolvem uma série de atividades para a categoria, como cursos, oficinas, além de ações globais de fortalecimento das políticas de valorização dos profissionais.

Confira abaixo os Conselhos que foram contemplados:

MAPA_CORENS_CONTEMPLADOS_ok-300x271

Saiba mais sobre o PLATEC e o Funad:

A Resolução 343/09 do Cofen esclarece que o PLATEC contempla os seguintes Programas: Programa de Apoio e Fortalecimento Institucional Cofen/Conselhos Regionais; Programa de Apoio aos Profissionais de Enfermagem; Programa de Fortalecimento à Informação e Documentação; e, Programa de Eventos Especiais. O objetivo é reforçar a estrutura de fiscalização de todo o Sistema.

Já o Fundo de Apoio à Atividade Administrativa, o Funad, é destinado a suplementar os recursos financeiros aplicados no custeio das ações de suas administrações dos Conselhos Regionais.

Fonte: Cofen